O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento de um bot como medida de combate às fake news envolvendo a Covid-19. Criado pela Rede Internacional de Verificação de Fatos do Instituto Poynter (IFCN), o robô ajuda a checar informações que circulam no mensageiro com uma rede de consulta via chat. Usuários têm acesso a verificadores de fatos independentes, capazes de checar o potencial informativo de um conteúdo classificando-o por marcadores como "falso" ou "enganoso".

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, diversas notícias falsas e golpes circularam no mensageiro, somando mais de 11 milhões de envios e acessos no Brasil. O chatbot surge como uma forma encontrada pela IFCN de permitir "que os usuários pesquisem e se conectem com verificadores de fatos em seus países a partir de seus smartphones" servindo como "uma maneira de direcionar as pessoas para os sites de verificação locais", conforme afirma Baybars Orsek, diretor da IFCN.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O banco de dados do chatbot, chamado de CoronaVirusFacts, é formado por mais de 80 organizações de verificação de fatos que atuam em 74 países diferentes. Desde janeiro, mais de 4 mil boatos relacionados ao coronavírus já foram desmentidos por estas instituições, com informações atualizadas diariamente pela IFCN.

Para acessar a ferramenta, é necessário salvar o bot como um contato em seu celular por meio do número +1 (727) 2912606, ou acessá-lo por meio do endereço (poy.nu/ifcnbot), e enviar uma mensagem com a palavra "oi" para iniciar a conversa. Em seguida, é possível começar a verificar notícias sobre a pandemia da Covid-19 que já foram checadas por verificadores profissionais.

Por enquanto, a plataforma está disponível apenas em inglês, mas os idiomas português, espanhol e hindi devem ser adicionados em breve. O bot acessa informações que já foram verificadas e que estão próximas ao usuário, atribuindo selos de "falso" para fake news, e "enganoso" para manchetes que não estão exatamente corretas. Também é possível acessar a notícia verificada ao clicar nos links enviados pelo próprio robô, e entrar em contato com o site de verificação local responsável.

O IFCN ainda ressalta os compromissos do

... WhatsApp com a privacidade dos usuários ao destacar que o bot não é capaz de excluir ou monitorar mensagens e verificar informações em grupos ou chats privados, já que todas as conversas são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta em celulares Android ou iPhone (iOS).

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo