DotA Mod Skin é um aplicativo de customização para DotA 2, MOBA da Valve disponível para download no PC (via Steam). O programa promete modificar o visual do game de diversas formas, alterando os arquivos de gráficos do jogo. Apesar de não garantir nenhuma vantagem extra para quem faz uso do Mod, é necessário ficar atento aos riscos de baixar o programa. Confira, a seguir, tudo sobre o DotA Mod Skin e quais os riscos de instalar o aplicativo.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o DotA Mod Skin?

O Mod Skin é um programa que modifica os arquivos do DotA 2, permitindo que novos detalhes gráficos sejam introduzidos no game. É possível inserir skins não-oficiais para heróis, novos efeitos de terreno e de habilidades, ícones para itens, e até mesmo novas telas de carregamento. À princípio, o recurso não garante nenhuma vantagem indevida para os usuários. Existem vários tipos de alterações que podem ser feitas no visual do jogo, que são criadas por jogadores do MOBA.

Mas por ser um programa criado por terceiros, que não tem nenhuma relação com a desenvolvedora do game, é necessário muito cuidado antes de fazer o download desse tipo de aplicativo. Existem vários sites com propagandas de mods para DotA 2 que prometem alteração nos gráficos, mas podem ser golpes. Portanto, é sempre uma boa ideia procurar relatos de usuários sobre o programa antes de baixar.

O download é permitido pela Valve?

Segundo as regras da Valve, a instalação de qualquer software de terceiros que modifique arquivos dos jogos e conceda vantagens indevidas aos jogadores é proibida. O Mod Skin não modifica nenhum aspecto da jogabilidade do game que dê vantagens no gameplay. Ainda assim, não há nenhuma menção nas regras sobre programas que apenas alterem visualmente o jogo.

Mas o DotA 2 está submetido ao Valve Anti-Cheat System (VAC), sistema anti-hack que bane usuários automaticamente caso detecte qualquer tipo de alteração nos arquivos dos jogos. Apesar de haver poucos relatos de jogadores sobre o Mod Skin ser detectado pelo VAC, essa é uma possibilidade que deve ser levada em consideração. Segundo o suporte da Steam, não é possível recorrer de banimentos VAC, ou seja, eles são permanentes.

Quais os riscos?

Pelo fato de ser um programa criado por terceiros, certifique-se de que está baixando o programa de uma fonte confiável. Procure o nome do site ou programa no

... s fóruns do game para checar relatos dos usuários que usaram o Mod. Além disso, é importante mencionar que o Mod Skin modifica arquivos de configuração e visual do game. Assim, é possível que os arquivos do game sejam corrompidos, ou que os gráficos fiquem estranhos.

Quais os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo