AnimA ARPG é um Action RPG mobile com gameplay nos moldes de Diablo, em que jogadores adentram cavernas, masmorras e catacumbas enquanto enfrentam hordas de inimigos. O usuário pode criar seu próprio personagem, dentre três classes diferentes, e ganhar pontos de experiência para ficar cada vez mais forte. Durante a aventura, também é possível coletar equipamentos como armaduras e armas espalhados pelos mapas. Confira como jogar Anima - The Reign of Darkness e dicas para o ARPG disponível para download no Android e iOS (iPhone).

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como jogar

Assim como em Diablo, o jogador tem uma pequena cidade que serve de base para suas operações no game. Lá, ele pode encontrar mercadores, ferreiros e outros personagens úteis para sua aventura. Quando estiver pronto é possível explorar os labirintos subterrâneos que estão repletos de monstros e em cada nível procurar por uma porta que possa levá-lo cada vez mais fundo. Quanto mais o jogador avança, mais poderosas as criaturas que enfrenta e também melhores os itens que encontra como recompensa.

Controles

O jogo utiliza controles virtuais por meio da tela de toque. Um botão direcional fica do lado esquerdo para controlar o movimento do personagem e os botões do lado direito. O maior botão é o de ataque, que não precisa ser apertado várias vezes, basta segurar. Conforme o jogador ganha itens e habilidades especiais elas recebem seus próprios botões ao redor do botão de ataque. A todo momento a energia do player se regenera, então é possível se curar por completo ao ficar fora de combates.

Como usar o mapa

No canto superior direito da tela, há um mini mapa para o jogador se guiar, que se revela conforme mais áreas são exploradas. Caso o usuário fique perdido, basta tocar na versão do mapa em miniatura para que uma versão maior apareça no centro da tela. O mapa no meio da tela pode atrapalhar um pouco a visão, mas ajuda a encontrar seu caminho. Para desativá-lo, basta tocar no local onde antes estava o mini mapa.

Saiba mais: veja como jogar Kiss Kiss Gira a Garrafa, game apimentado para casais e solteiro

Como evoluir seu personagem

Ao matar monstros, o jogador ganha pontos de experiência e ocasionalmente subirá de nível. Quando isso acontecer seu personagem receberá pontos para distribuir entre quatro atributos na tela de inventário: Força, Destreza, Inteligência e Vitalidade. Vitalidade afeta sua energia total, enquanto os outros atributos afetam especificamente a classe do personagem. Escaramuça precisa de mais Força, Feitiçaria de mais Inteligência e Arquearia de mais Destreza.

No ícone do livro, na parte inferior central da tela, também é possível desbloquear novas habilidades com os pontos ganhos. Após desbloqueá-las, basta tocar e arrastar até os espaços vazios perto do botão de ataque para equipar e poder usá-las em combate.

Conquistas

Uma das formas de ganhar bônus no game é por meio de conquistas, tarefas especiais que geram recompensas. As tarefas podem ter como objetivos matar 100 inimigos, chegar a um certo nível, aumentar o nível de uma habilidade e assim por diante. Para acessá-las, toque no símbolo da pena que fica na parte inferior central da tela e depois no ícone de uma estrela com ramos de planta.

Fugir com segurança

Não há um botão para esquiva no game, mas o jogador pode desviar de golpes ao se afastar quando um inimigo for atacar. Ocasionalmente uma situação em batalha pode ficar fora de controle e o usuário precisar fugir. Neste caso, é muito importante sempre correr para uma direção que já tenha sido explorad

... a antes, nunca rumo ao desconhecido, pois novos inimigos poderão ser alertados e piorar as coisas.

Portais e retorno à cidade

É possível retornar à cidade ao criar um portal a qualquer momento. Basta clicar no ícone de um círculo que fica próximo ao minimapa no canto superior direito. O portal leva por volta de dois segundos para se formar, então é preciso estar longe de monstros para não ser atacado. Uma vez na cidade, o jogador pode vender e comprar itens, se equipar e depois usar o mesmo portal para continuar a exploração de onde parou.

Além desse útil portal, há os "Waypoints", pedras circulares que funcionam como teletransportes. Ao subir em um deles, o jogador pode se teletransportar para qualquer nível dos labirintos. Caso em algum momento o jogo fique muito difícil, é possível voltar para níveis anteriores e gastar um pouco mais de tempo para ficar mais forte.

Bônus

Em alguns pontos do mapa há uma estranha construção com um esqueleto crucificado em uma tábua de pedra. Quando se aproxima dele e interage, o jogador recebe um tipo de bônus que pode ajudar em sua jornada. Os bônus podem garantir mais força, mais magia e principalmente mais experiência, este último muito útil para subir de nível rapidamente. Eles são marcados no mapa por grandes sinais de uma cruz.

Consertar itens

Após muito tempo de aventura há uma boa chance que alguns de seus itens acabem por se quebrar, o que será indicado por um ícone vermelho no canto superior esquerdo da tela. Na parte à esquerda da cidade há o ferreiro Hedwig, que pode consertar todos os seus itens por um custo em ouro. Há a opção "Consertar Tudo", mas o jogador também pode escolher apenas os mais essenciais, dependendo do preço.

Vender e armazenar itens

No canto inferior esquerdo da cidade, logo abaixo do ferreiro, está Olav, que vende armas e também compra seus itens. Tome cuidado com o botão "Vender tudo" pois não há opção de confirmação e todos os seus itens serão vendidos para ele. É possível, porém, comprá-los de volta no estoque do mercador. Ao tocar em itens no seu inventário, surgirá a opção "Guardar", que coloca os itens em um baú à esquerda da loja de Olav. Caso o jogador apenas queira guardar seus itens, pode ir direto no baú.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo