É possível fazer divulgação de eventos ou serviços por mensagem no WhatsApp com algumas funções do aplicativo para Android e iPhone (iOS). Recursos como lista de transmissão, mensagens automáticas e até mesmo a ferramenta de Status podem ajudar a fazer publicidade pelo WhatsApp. Confira na lista a seguir quatro formas de fazer divulgação no aplicativo. O procedimento foi realizado em um Galaxy J6 com Android 8.0 (Oreo), mas as instruções também valem para iPhone.

Vale lembrar que é preciso parcimônia com divulgações no WhatsApp. Contatos podem se incomodar com o envio frequente e em massa de mensagens, e o próprio aplicativo já anunciou que processará usuários que mandarem textos de forma automatizada e massificada.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

1. Faça uma lista de transmissão

A lista de transmissão permite enviar a mesma mensagem para vários contatos de uma só vez pelo WhatsApp. O aplicativo não indica que se trata de um envio para mais de uma pessoa, mas vale lembrar que o texto só chegará para quem tem o seu contato no celular.

Passo 1. Selecione o menu de três pontos, no canto superior da tela principal do WhatsApp. Em seguida, toque sobre a opção "Nova transmissão";

Passo 2. Uma vez escolhida a opção "Nova transmissão", você verá sua lista de contatos. Escolha os contatos para os quais deseja enviar sua divulgação. Em seguida, toque sobre o ícone verde no canto inferior da tela, para concluir o processo de escolha;

Passo 3. Uma sessão de transmissão será aberta. Escreva as mensagens que deseja divulgar e as envie à lista. Elas serão recebidas por todos os destinatários.

2. Configure respostas automáticas

Respostas automáticas podem ser úteis na hora de fazer divulgação no WhatsApp, já que a publicidade pode ser enviada rapidamente caso alguém entre em contato contigo. É possível configurar as respostas com aplicativos de terceiros, com o WhatsAuto, ou mudar para o WhatsApp Business e usar as ferramentas nativas do mensageiro.

Passo 1. Baixe o WhatsAuto para Android. Na tela principal do aplicativo, selecione o ícone do lápis para editar a sua mensagem automática. Uma nova tela se abrirá. Nessa tela, escreva sua mensagem automática no campo superior. Em seguida, selecione o ícone de confirmação, no canto superior da tela;

Passo 2. Após configurar seu texto de resposta automática, mude a chave na tela principal do WhatsAuto para que sua resposta automática seja ativada;

Passo 3. O WhatsAuto precisará, ainda, de sua autorização para acessar notificações. Confirme a autorização. Uma vez que esse passo for feito, o seu WhatsApp irá automaticamente responder às pessoas por meio de uma resposta automática.

3. Encaminhe a mensagem de divulgação para grupos

Enquanto a lista de transmissão permite enviar mensagens apenas para contatos individuais, é possível fazer divulgação em grupos do WhatsApp encaminhando a publicidade para as conversas coletivas de que participa.

Passo 1. Escreva uma mensagem. Envie-a a alguém ou a algum grupo. Em seguida, selecione essa mensagem. Após fazer isso, toque sobre o ícone de compartilhamento, no canto superior da tela;

Passo 2. Selecione em sua lista de contatos os grupos para os quais deseja enviar sua mensagem. Lembre-se de que o WhatsApp limita até cinco escolhas para o encaminhamento de mensagens. Os contatos escolhidos apresentarão o símbolo verde de confirmação. Uma vez que os cinco grupos tiverem sido escolhidos, confirme o envio no canto inferior da tela.

... >

4. Publique a divulgação no Status

O WhatsApp Status conta com meio bilhão de usuários ativos diariamente a nível mundial. Editar uma foto de divulgação e publicá-la na ferramenta de publicações efêmeras pode ser útil para alcançar até pessoas que têm o seu contato e você nem sabe.

Passo 1. Selecione a aba "Status" na parte superior do WhatsApp. Em seguida, toque sobre o ícone "+" ao lado da sua foto, na faixa superior com o título "Meu status". Em seguida, você poderá fotografar um objeto que queira divulgar ou, ainda, escolher imagens da galeria de seu dispositivo, por meio dos ícones na faixa inferior;

Passo 2. Após selecionar ou fotografar a imagem, você poderá adicionar uma legenda e editá-la. Após essa etapa, confirme o envio do status selecionando a seta no canto inferior da tela. Em seguida, aguarde enquanto o WhatsApp compartilha a sua atualização de status.

Como acender tela ao chegar notificações do WhatsApp? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo