Arena of Valor: Arena 5v5 e Vainglory são dois jogos no estilo Moba, ou seja, Multiplayer Online Battle Arena, para celulares – Android e iOS. Neles, os jogadores se enfrentam divididos em equipes, com o objetivo de derrubar a base do adversário. No controle de um personagem, cada participante deve cooperar com seu time, eliminar os inimigos, evoluir o herói e, assim, obter a vitória. Os dois possuem lançamento no Brasil e apresentam semelhanças muito próximas, mas são diferentes de forma particular. Seja por gráficos ou detalhes na jogabilidade, saiba quais são os principais atrativos entre um e outro, a seguir:

Quais são as semelhanças?

Além de serem do gênero Moba, Arena of Valor e Vainglory possuem opções de jogabilidade semelhante. Isto aumentou após a atualização mais recente de Vainglory, que trouxe aos fãs o modo de partidas para equipes de cinco contra cinco, ou 5v5, o que deixou os outros ainda mais próximos, com objetivos de partida similares.

Arena of Valor (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A estrutura de equipes também é a mesma, mas por conta do gênero de Moba. Como o mapa se divide em rotas, todos os jogos deste tipo se parecem, e não apenas estes dois. O que os diferencia é quantidade e tipo de heróis, comunidade e outros pormenores. Há de se destacar que ambos são games multiplayer, com foco nos combates.

No Brasil e no mundo

Os dois games são populares em todo o mundo. Enquanto Vainglory já estava no Brasil há algum tempo, Arena of Valor chegou por aqui agora. Lá fora, porém, os quadros variam. Na China, Arena of Valor é líder absoluto - tanto que chegou a receber restr

... ições de horas para jogadores mais novos, pois o fanatismo estava em alto nível.

Vainglory (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ter uma produtora chinesa por trás, a Tencent, ajuda a popularidade de Arena of Valor no território. Vainglory, apesar de famoso, é feito pela Super Evil Megacorp, uma equipa ocidental, o que pode influenciar em sua área de atuação.

Gráficos

Por incrível que pareça, os dois jogos se diferem bastante em termos gráficos. Arena of Valor é mais voltado para o lado caricato, com personagens propositalmente exagerados e gráficos que estão mais próximos de um desenho animado – mais ou menos como é em League of Legends.

Arena of Valor (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Já Vainglory tem gráficos mais realistas, com heróis que, ainda que façam parte de um universo de fantasia, possuem visuais que tentam reproduzir um certo realismo. Isso não quer dizer que um seja melhor do que o outro, mas sim que eles podem agradar públicos distintos, que buscam um estilo gráfico específico.

Jogabilidade

Os dois jogos são próximos em termos de jogabilidade. Nos dois você controla apenas um personagem e precisa ativar suas habilidades ao tocar na tela. Mas há diferenças pontuais: em Arena of Valor, o jogo te oferece todo um esquema de controles virtuais, com um pequeno joystick que fica no display, em todo o momento, principalmente para movimentação.

Vainglory (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Já em Vainglory, o controle é feito com base no toque pelos cenários – possivelmente para não atrapalhar a visão de quem está jogando. Apesar de ser um pouco atrapalhado no início, a versão de Arena of Valor parece funcionar melhor, pois você se sente realmente no controle de seu personagem.

Som

Nenhum dos dois jogos possui dublagem em português. Ambos são jogados apenas com o áudio em inglês, ainda que tenham menus traduzidos para o nosso idioma, o que facilita o acesso para qualquer tipo de jogador.

Arena of Valor (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Mas o áudio não faz tanta diferença. São apenas frases curtas dos personagens e da narração. Os games se baseiam mais em escolher opções e entender o que cada golpe funciona. Seria interessante ter dublagem, mas não é algo crítico.

Multiplayer

O modo multiplayer de ambos funciona virtualmente igual. A conexão é dinâmica, ou seja, o jogo pareia os usuários nas partidas, mas eles permitem jogar com amigos. Nos testes realizados para estas matérias, tanto Arena of Valor, quanto Vainglory funcionaram muito bem em conexões Wi-Fi e 3G.

Vainglory (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O que varia um bocado nos dois lados é a disponibilidade de modos de jogo. Arena of Valor possui atrativos maiores em alguns aspectos, além de uma quantidade de personagens mais variada – incluindo até mesmo heróis de quadrinhos, como Superman e Batman nas versões internacionais, mas ainda sem previsão para o público brasileiro.

Requisitos

Vainglory pode ser jogado em dispositivos iOS - iPhone e iPad - que estejam na versão 7.0 ou em aparelhos Android a partir da versão 4.1. O jogo pesa pouco mais de 1,7GB.

Arena of Valor (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Já Arena of Valor é compatível com iPhone e iPad no iOS 8.0 ou superior, e no Android na versão 4.0.3. O jogo é um pouco mais leve e seu download tem pouco mais de 900MB.

Conclusão

Por serem similares, os dois jogos se aproximam muito. Se você curte um visual mais caricato, talvez Arena of Valor seja mais indicado. Já Vainglory é para experiências visuais mais realistas.

Vainglory (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ambos, porém, possuem atrativos diversos, entre seus personagens, boa conexão, modos de jogo e controles diferenciados – ainda que Arena of Valor funcione um pouco melhor neste sentido.

Como ativar a realidade aumentada no Pokémon Go? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo