Minecraft, um dos maiores fenômenos recentes dos jogos independentes, ganhou versões para diversas plataformas, como Minecraft: Pocket Edition (PE) grátis para Android e iOS (iPhone e iPad). A "edição de bolso", que foi a primeira a ser lançada para celulares, apresentava várias limitações e peculiaridades. A cada nova atualização, a desenvolvedora Mojang tentava unificar os games, de forma que, atualmente, a versão Pocket é a mesma "Bedrock Edition" dos consoles e Windows 10. A seguir, saiba tudo sobre Minecraft: Pocket Edition (PE) e conheça os riscos de sites que prometem download de graça para baixar o APK de Minecraft: Pocket Edition P.E.

O que é Minecraft: Pocket Edition?

No início do sucesso de Minecraft, o jogo tinha versões diferentes para cada plataforma em que estava disponível. Isso tornava difícil para os desenvolvedores atualizá-los e impossível para jogar entre diferentes dispositivos. O Minecraft: Pocket Edition era a versão para sistemas Android, iOS (iPhone e iPad) e outros dispositivos mobile, lançada originalmente em 2011. Tecnicamente, o game era uma edição muito resumida em relação ao Minecraft padrão – porém, ficou cada vez mais completo por meio de atualizações.

Minecraft: Pocket Edition ainda existe?

A Pocket Edition foi descontinuada em 20 de setembro de 2017, quando a desenvolvedora lançou a atualização "Better Together" para quase todas as plataformas – com exceção do PlayStation 4 (PS4) que só recebeu o update em dezembro de 2019. Desde então, a maioria das versões viraram apenas "Minecraft", mas também são conhecidas como a "Bedrock Edition". Nesta edição, as atualizações chegam em todas as plataformas ao mesmo tempo e é possível jogar em multiplayer crossplay com usuários em aparelhos diferentes.

Quais eram os recursos disponíveis no game?

Assim que foi lançada, a Pocket Edition tinha poucos recursos e apenas permitia construção criativa, sem a parte de aventura. Foram necessárias algumas atualizações para o game receber mais conteúdo e ficar parecido com as versões mais conhecidas de Minecraft. A primeira edição do título contava com uma área pequena para explorar, sem o ciclo de dia e noite, sem portais para o Nether e outros elementos que faltavam.

Aos poucos, o jogo recebeu atualizações que adicionaram elementos de sobrevivência e seus terríveis monstros. Assim, com o passar do tempo, a versão Pocket ficou quase tão completa quanto o game tradicional e, ocasionalmente, surgiam detalhes exclusivos que mais tarde chegavam às outras plataformas. Por exemplo, como os controles de toque eram mais difíceis de usar, o app tinha uma função de pular automaticamente. Os frágeis barcos de Minecraft também foram substituídos na Pocket Edition por um modelo que usava pás como remos e se tornou o padrão.

Quem desenvolveu Minecraft: Pocket Edition?

Como a Pocket Edition é quase tão antiga quanto o jogo original, ela ainda era desenvolvida pela Mojang, a companhia que criou Minecraft e atualmente cuida da Java Edition para PC. Após a venda para Xbox Game Studios, da Microsoft, em 2014, as versões para console de Minecraft passaram a ser feitas pela 4J Studios, empresa que agora cuida de todas as edições "Bedrock" do game.

É seguro baixar um APK de Minecraft: Pocket Edition?

Jogadores nostálgicos ou usuários que buscam uma versão gratuita de Minecraft podem procurar como baixar o APK

... (arquivo de instalação do Android) do game em algum site externo. Isso, no entanto, pode expor seus smartphones e tablets a uma série de riscos. Aplicativos que não são baixados da Google Play Store podem conter códigos maliciosos e comprometer a segurança do dispositivo. O recomendado é baixar o aplicativo disponível nas lojas oficiais do Google ou da Apple (App Store) e jogar a "Bedrock Edition".

Onde entra Minecraft: Story Mode?

Ocasionalmente, ao procurar por uma versão gratuita de Minecraft, jogadores encontravam o jogo Minecraft: Story Mode, cujo primeiro episódio era grátis. Porém, apesar de seu nome, o título era uma aventura mais linear focada na narrativa e apenas partilhava a mesma temática do game de sobrevivência e mundo aberto de blocos.

Em 25 de junho de 2019, Minecraft: Story Mode e Minecraft: Story Mode - Season Two foram removidos das lojas digitais após a falência da produtora Telltale Games, empresa que produzia especificamente essa série. É possível que outras companhias licenciem o conteúdo no futuro para que eles sejam publicados novamente.

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo