A adolescente estadunidense Alaina Gassler (14) criou uma solução simples que promete ajudar dia a dia. Com uma webcam, um projetor e algumas peças impressas, a invenção da jovem captura imagens dos pontos cegos e reproduz nas colunas que sustentam o teto dos veículos. A ideia é interessante para evitar problemas no trânsito, já que os motoristas podem, assim, ter uma visão ampla do ambiente ao redor de seu carro.

Essa proposta foi apresentada por Alaina na mostra Society for Science & the Public's Broadcom Masters, evento para cientistas e engenheiros. Com o projeto, a adolescente recebeu um prêmio no valor de US$ 25 mil, pouco menos de R$ 100 mil em conversão direta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A ideia para a invenção surgiu a partir de observações de Alana, que percebeu a dificuldade de motoristas em observar o trânsito e o entorno do veículo em virtude das colunas espessas em carros de rua. A solução encontrada por ela é simples, especialmente porque usa tecnologias já existentes e relativamente acessíveis. A adolescente montou uma webcam comum no exterior do carro para capturar o que o motorista não pode ver.

O vídeo ao vivo gerado pela câmera é então direcionado para um projetor, montado no interior do veículo. A projeção é cuidadosamente alinhada com o pilar, de forma que o vídeo projetado forme exatamente a porção de campo de visão obstruída pela estrutura: é como se o pilar ficasse "invisível".

Para deixar a imagem mais nítida, a adolescente revestiu os pilares do carro com um tecido refletivo. Dessa forma, o motorista pode reconhecer com mais facilidade o que está a sua volta e reconhecer possíveis riscos durante a viagem.

Via

... target="_blank">Society for Science & The Public, Bored Panda, Gizmodo, Engadget

Como funciona o processo de montagem de um carro? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo