A Sony XBR-X955G é uma Smart TV LED 4K HDR com sistema Android TV e Chromecast integrado, lançada em agosto de 2019 e disponível no e-commerce nacional em três opções de tamanho: 55”, 65”, 75” e 85”. Custando a partir de R$ 6.659,99, o modelo se destaca por tecnologias que entregam uma imagem com cores vivas e contrastadas, além de um som de respeito para um alto-falante de televisão.

A X955G também oferece acesso ao Google Assistente e o microfone integrado permite comunicação hands-free, sem a necessidade de acionar botões no controle remoto. O TechTudo testou o modelo de 55” e preparou um review para ajudar a decidir se é a melhor opção para você.

Design, imagem e som

A X955G tem um design moderno e limpo, com bordas finas e apenas a marca da empresa e uma luz de power centralizadas na parte inferior. A tela entrega imagens de alta qualidade, graças ao processador de imagem X1 Ultimate, o mais poderoso da Sony, e a tecnologia Triluminos, que promete melhorar a reprodução de vermelhos, verdes e azuis.

Outra característica forte da Smart TV é o painel X-Wide Angle, que permite assistir à TV de qualquer ângulo sem prejudicar demais a imagem. Nos testes do TechTudo, a imagem se manteve suficientemente fiel ao se deslocar pela sala. O modelo não conta com tela OLED, o que pode ser considerado um ponto negativo, mas o contraste e as cores vivas não deixam a desejar.

O som da X955G impressiona, se comparado a outros alto-falantes de televisão. A presença de graves não chega perto de um sistema com home theater, mas é acima da média, e o volume máximo deve dar conta de ambientes muito grandes ou com ruídos constantes, como ar-condicionado ou ventilador.

Interfaces e controle remoto

A televisão possui quatro entradas HDMI, sendo uma delas lateral, saídas de áudio óptico e para fones de ouvido e duas portas USB. A conexão à Internet pode ser feita por cabo de rede ou por Wi-Fi, e o Chromecast integrado permite fácil operação utilizando smartphones com Android ou iPhone (iOS).

O controle remoto segue um padrão antigo, com mais botões, mas é bonito e intuitivo. Os comandos específicos para os serviços Google Play e Netflix se destacam, além da presença de um botão de microfone para comunicação rápida com a assistente virtual do Google.

Android TV e desempenho

O sistema Android TV ainda se mostra um pouco confuso na operação, e apresentou momentos sem resposta ou de lentidão nos testes do TechTudo. As facilidades de conexão ocorrem por conta do Chromecast integrado – é fácil espelhar conteúdos de aplicativos como YouTube e Netflix, mesmo se o usuário possuir um iPhone (iOS).

O padrão HDMI-CEC ajuda em alguns momentos, como ao controlar o volume de um receiver externo com o controle da TV. Com o recurso habilitado, no entanto, a seleção de entrada pode se mostrar um pouco confusa em relação aos nomes das origens de imagem.

Google Assistente e hands-free

Uma função de destaque da Sony XBR-X955G é o Google Assistente, com possibilidade de uso sem as mãos. A operação convencional se dá por meio de um botão de microfone no controle remoto, e enviando o comando de voz por ele. O hands-free permite que o usuário dia “Ok Google” e diga o que procura diretamente para o televisor.

O assistente do Google manteve eficiência ao responder perguntas dos mais variados tipos, ainda que nada tenham a ver com a experiên

... cia de assistir à televisão. Ao procurar alguns títulos de filmes e séries, no entanto, o sistema retornou buscas no aplicativo do YouTube, entregando resultados diferentes do esperado.

Além disso, o recurso hands-free nem sempre funcionou corretamente durante os testes do TechTudo. Foram realizadas tentativas com a frase “Ok Google” sendo dita de diferentes formas e distâncias, mas o assistente só respondeu em alguns momentos, sem um padrão aparente.

Conclusão

Apesar do preço alto para uma TV sem a tecnologia OLED, a Sony XBR-X955G entrega imagens fiéis e chega a impressionar no contraste. A qualidade do conteúdo 4K HDR merece respeito e o som bem definido se mostra acima da média, deixando problemas no sistema em segundo plano. A Smart TV deve agradar usuários mais exigentes e que estejam dispostos a desembolsar uma quantia extra em dinheiro.

Smart TV: qual devo comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo