A Samsung desenvolveu um aplicativo que visa auxiliar pessoas com Alzheimer a reconhecerem os seus familiares, por meio de um grupo de voluntários da Tunísia . Disponível para download gratuito no Google Play, ele se chama Backup Memory e emite alertas de contatos, com suas informações, quando eles se aproximam do usuário.

Novo relógio inteligente da Samsung terá tela arredondada; veja detalhes

Backup Memory foi feito por voluntários na Tunísia (Foto: Divulgação)

Quer saber o que os usuários acharam dos novos tops da Samsung? Veja no Fórum do TechTudo

A ideia é simples. Muitas pessoas com Alzheimer não reconhecem mais seus amigos e familiares, e esta é uma situação que pode ser constrangedora para os dois lados. Porém, com este app, sempre que alguém cadastrado na lista do usuário estiver perto dele, o programa emitirá uma notificação com dados do contato.

O alerta mostra quem a pessoa é, uma foto de um momento especial e detalhes deste tipo. Segundo os desenvolvedores, é uma terapia não-médica, que permite expor estes pacientes ao passado continuamente, o que ajuda a melhorar bastante a sua memória. 

Para funcionar, o Backup Memory deve estar instalad

... o nos smartphones tanto do paciente como no de seu familiar ou amigo. Então, via Bluetooth, eles vão ser pareados, conforme a distância entre um e outro (a partir de 10 metros), e a notificação será enviada. Obviamente, as informações devem ser pré-cadastradas anteriormente.

Via Engadget e Samsung Tomorrow



>>> Veja o artigo completo no TechTudo