Usuários do Slack podem aproveitar funções nativas do programa para deixar as conversas de trabalho mais funcionais. A ferramenta permite agendar o envio de mensagens, enviar mensagens automáticas com o Slackbot, ativar um modo “Não Perturbe”, para não ser incomodado pelos chats enquanto realiza as tarefas, e ainda enviar GIFs nas conversas.

A ferramenta possui integração com outros serviços de diferentes finalidades, como o Google Drive e o Trello, e também permite mudar a estética dos chats, alterando as fontes dos textos enviados, as cores da plataforma e até ativando um Modo Noturno. Confira, na lista a seguir, dez funções úteis para o dia a dia no Slack no computador.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Modo Noturno

O Slack liberou recentemente o Modo Noturno à plataforma no computador. O recurso funciona tanto na versão para desktop quanto na Web. Até então, só era possível mudar o esquema de cores dos detalhes gráficos da tela para, mas mantinha-se o padrão branco. Agora, toda a página recebe o cinza escuro como cor predominante, sendo possível também mudar as cores dos detalhes.

Para ativar o Modo Noturno, acesse o menu, tocando nome do canal localizado no canto esquerdo da tela, e selecione Preferências. Depois, vá em “Temas” e escolha a opção “Escuro”.

2. Usar o Slackbot

O Slackbot é o robô de respostas automáticas do Slack. A ferramenta permite que os usuários dos canais personalizem as respostas que serão dadas pelo bot quando questões específicas forem perguntadas nas conversas. A ação ajuda a economizar tempo, já que o próprio programa responderá às perguntas por você. Para customizar as respostas, acesse o menu de configurações e vá em “Personalizar o Slack”. Depois, selecione a aba “Slackbot”.

3. Usar GIFs

Uma integração nativa com o Giphy permite adicionar GIFs de forma fácil às conversas. Para usar as animações, basta digitar o comando /giphy, seguido do tema do GIF desejado, como por exemplo /giphy gatos. Uma sugestão de figura aleatória surgirá para que você avalie se gosta — é possível confirmar o envio, sortear outro GIF ou cancelar a ação.

4. Integração com outros serviços

O Slack possui um Diretório de Apps que possibilita a integração com diversos aplicativos externos. É possível sincronizar dados com o Google Drive, com o Trello, Gmail, Outlook, Google Agenda, One Drive, entre diversas outras ferramentas úteis para o gerenciamento de dados do dia a dia. O Diretório pode ser acessado no menu lateral, na opção “Adicionar apps”.

5. Atalhos de teclado

Alguns comandos básicos de conversação podem ser acionados pelo teclado. É possível falar diretamente com um colega usando o “@” seguido de seu nome. O Slack também permite acionar comandos para realizar ações de forma fácil. Para isso, basta digitar “/” seguida do comando desejado. Para convidar um usuário para o canal, por exemplo, basta digitar /convidar + @ nome do usuário.

Também é possível navegar de forma fácil entre os canais usando os comandos do teclado. Digite “#” e visualize todas as salas que você participa. Depois, basta escolher o canal desejado e pular direto para ele.

6. Silenciar canais

É possível silenciar um canal específico para deixar de receber notificações. O recurso é útil durante a execução de uma tarefa importante em que você não deseja ser incomodado. Para isso, acione o comando /silenciar e digite o nome do canal desejado.

7. Agendar mensagens

É possível agendar o envio de lembretes para

... recordar os membros do canal ou uma pessoa específica sobre a execução de tarefas importantes. A função “Lembrar” envia uma mensagem automática no horário pré-determinado para que os colaboradores sejam notificados da ação. Para agendar um lembrete, acione o comando /lembrar + o nome do canal ou pessoa + a mensagem. Então, o sistema perguntará quando a mensagem deverá ser enviada, permitindo que o usuário determine a hora ideal.

8. Marcar mensagens como não-lidas

Uma forma fácil de sinalizar uma mensagem é marcando como “não lida”. Desta forma, você sempre visualizará a notificação de que há uma novidade na conversa, evitando esquecer algo importante. Para isso, toque nos três pontinhos ao lado da mensagem e selecione “Marcar como não lida”.

9. Formatar o texto

O Slack permite formatar o texto em negrito, itálico e tachado. Para escrever em negrito, coloque o texto entre asteriscos: *exemplo*. Para itálico, use underlines: _exemplo_. Já para deixar o texto tachado, utilize o til: ~exemplo~.

10. Fazer videochamadas

Os planos pagos do Slack permitem fazer chamadas de voz e vídeo com os membros da sala (inclusive com compartilhamento de tela), o que permite fazer videoconferências e reuniões pelo computador. As assinaturas custam a partir de US$ 4 mensais por pessoa (R$ 16,68 em conversão direta pela cotação atual).



>>> Veja o artigo completo no TechTudo