Google Nexus 5

Os vídeos estão por todo o lado. De facto, são umas das maiores febres da Internet. A Google está atenta a esse facto e como tal tem um truque na manga para as pesquisas. Atualmente existem várias formas de descobrir informações visuais, textuais e de áudio em praticamente qualquer tipo de conteúdos, desde podcasts a imagens. Tudo graças à pesquisa da Google.

Pesquisa da Google tem uma grande novidade para os vídeos!

No entanto, quando se trata de vídeos, é um pouco mais difícil encontrar momentos importantes, pois eles não podem ser escrutinados como texto. Quantas vezes quisemos mostrar a alguém uma parte de um determinado vídeo e o conseguimos encontrar. Foi exatamente por esse motivo que a Google desenvolveu uma forma de entender e organizar o conteúdo de vídeo na Pesquisa de modo a torná-lo mais útil.

O motor de pesquisa da Google consegue agora encontrar momentos importantes nos vídeos.

Por exemplo, ao pesquisar itens como vídeos de instruções com várias etapas ou vídeos longos, como discursos ou documentários, a Pesquisa da Google disponibiliza agora links para os principais momentos do vídeo.

Estes momentos importantes são baseados nos registos de data e hora fornecidos pelos criadores de conteúdo. Assim, com esta nova funcionalidade vamos ficar logo a saber se um vídeo contém aquilo que procuramos. Para além disso, ainda nos ajuda a encontrar a seção relevante com determinado conteúdo muito rapidamente.

As ligações para momentos importantes vão começar a aparecer na pesquisa em inglês de vídeos no YouTube. Isto contando que os criadores forneceram informações acerca do registo de data/hora/acontecimento na descrição do vídeo.

Entretanto e para que isto não seja uma tarefa demasiado penosa para os YouTubers, a Google também desenvolveu uma forma dos criadores de conteúdo marcarem mais facilmente os seus vídeos para que possam ser pesquisados ​​com mais facilidade.

Esta é mais uma prova de que a Google não está de modo algum de baixos cruzados e que está sempre à espera de novas oportunidades para melhorar os seus sistemas.