O Xiaomi Mi Mix 3 e o OPPO Find X deram um novo significado ao termo “slider phone” nos últimos anos. Em ambos os casos, os fabricantes apostaram neste sistema para desenvolverem alternativas para a habitual monocelha de que muitos utilizadores não gostam, apesar de até já estarem habituados. No entanto, ao contrário do Mi Mix 3, o sistema deslizante do Find X acaba por ser mais interessante. Isto porque é automático. No entanto esta proeza de engenharia, embora inovadora, pode não ter ajudado à popularidade do smartphone deslizante.

Oppo tem um novo smartphone deslizante na manga!

No entanto, parece que a OPPO está a trabalhar numa segunda geração desta tecnologia. Uma nova patente, supostamente encontrada na base de dados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, revela um novo design. Na prática, parece ter exatamente o mesmo mecanismo de controle deslizante. No entanto, com imagens coloridas que mostram o smartphone de todos os lados.

A parte frontal revela um ecrã sem monocelha. Entretanto, tem extremidades arredondadas. A diferença é que, no Find X, as duas câmeras estão na parte traseira do mecanismo. Desliza juntamente com as câmeras duplas para selfies. Este dispositivo patenteado possui uma configuração de câmera dupla montada verticalmente. Tem também um design em formato de “V” no painel traseiro. Também possui dois sensores de câmera no mecanismo deslizante.

Este novo estilo também dá ao smartphone a aparência de ter uma grande marca na traseira quando o módulo deslizante é ativado. A nova patente, aparentemente concedida a 2 de agosto de 2019, deixa adivinhar que ela pode ser aplicada ao topo-de-gama Find Z, anunciado este ano. No entanto, como o módulo da câmera traseira nas imagens possui apenas espaço para 2 sensores, não há garantia de que este seja o caso.

De facto, os fabricantes estão a dar tudo na obtenção de designs inovadores. É que para além das diferenças ao nível de hardware, são um ponto que pode fazer a diferença na altura de se optar por um smartphone ou por outro.

Fonte