O Banco Itaú anunciou recentemente o lançamento do iti Itaú, aplicativo de serviços financeiros para compradores e vendedores que estará disponível para Android e iPhone (iOS). Com a premissa de transformar a relação de seus clientes com o dinheiro no mundo digital, a plataforma pretende ser a alternativa mais barata para receber e transferir valores.

Ela inova em funcionalidades como o pagamento via QR Code e a ausência de cobrança de taxas em transferências. As vantagens no uso do aplicativo foram anunciadas tanto para quem compra como para quem vende, já que será possível usar o app para realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais sem o uso de cartão físico e, no caso de lojistas, receber o dinheiro na mesma hora.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Outra novidade é que o aplicativo não será voltado apenas para clientes do Itaú: será possível usar o serviço mesmo sem ter conta corrente ou cartão do banco. Usuários também poderão creditar valores em contas bancárias de qualquer instituição, além de cadastrar cartões de outros bancos no app. Veja, a seguir, uma lista do TechTudo com as principais dúvidas sobre o funcionamento do iti. A previsão é de que o serviço esteja disponível em lojas oficiais como Google Play Store e App Store no terceiro trimestre deste ano.

1. O que é e como funciona?

O iti é um aplicativo de serviços financeiros que funciona como uma carteira digital e facilita pagamentos entre usuários. Para acessar a plataforma, não será preciso ser cliente Itaú — mesmo as pessoas sem conta corrente ou cartões vinculados ao banco poderão usufruir dos serviços que não estão vinculados às agências. Portanto, para usá-lo, bastará baixar o programa em um Android ou iPhone (iOS) e realizar um cadastro com dados pessoais. Depois de criar sua conta digital o usuário poderá adicionar dinheiro por meio de transferência ou boleto bancário, gerado sem custo pelo próprio aplicativo. Também será possível cadastrar um cartão de crédito de qualquer instituição financeira e usá-lo como forma de pagamento.

Para realizar pagamentos ou transferências gratuitas, o usuário poderá usar a câmera de seu aparelho celular para a leitura do QR Code, que descontará o valor instantaneamente de sua conta, transferindo-a para um contato ou lojista que também tenha conta iti. Dessa forma, não será preciso usar o cartão físico em estabelecimentos comerciais. Posteriormente, o lojista também poderá escolher entre manter o dinheiro dentro do aplicativo ou transferi-lo para outra agência bancária. Há ainda a opção de fazer uma transferência do modo tradicional, por meio da inserção dos números de agência e conta de quem vai receber o dinheiro.

2. Quais são os principais recursos?

Entre os principais recursos anunciados pelo Itaú para o iti está o uso gratuito para compradores e vendedores. A vantagem para essa última categoria é que não há a cobrança de mensalidades para o uso do serviço — apenas uma taxa de transferência de 1% em cima do valor recebido. Além disso, lojistas, autônomos e empreendedores ganham uma garantia de que receberão suas vendas de forma instantânea e podem eliminar o custo de antecipação. As transferências realizadas dentro do app também serão gratuitas para contas de quaisquer outras instituições bancárias até o final do ano — de iti para iti, o serviço será sempre gratuito.

A realização de pagamentos via QR Code também inova por dispensar o cartão físico para pagamentos em estabelecimentos comerciais. Caso o local utilize o sistema do iti, ele poderá disponibilizar ao cliente seu QR Code de forma impressa para receber a quantia devida. O cliente, por sua vez, deverá abrir o próprio aplicativo iti e utilizar seu celular para a leitura do código. O débito da compra se

... rá feito na conta do cliente de forma instantânea, e ele poderá escolher o dinheiro disponível no app ou o cartão de crédito cadastrado como meio de pagamento. O mesmo procedimento pode ser realizado para transferir dinheiro a um amigo ou familiar.

As maquininhas da Rede também fornecem o código QR para o pagamento de contas em estabelecimentos comerciais que usam o iti. Essa forma de pagamento também pode ser integrada aos sistemas de automação do varejo, como no caixa de supermercados ou farmácias, por exemplo. Segundo o Itaú, mais de 42 mil pontos de venda já estão habilitados com o sistema que incluirá o QR Code do iti nas opções de forma de pagamento, além de débito, crédito e voucher.

Outro recurso interessante é o que possibilita a cobrança de pagamentos atrasados pelo aplicativo. Ele deverá preencher o valor do pagamento e solicitá-lo para algum contato de sua agenda. A plataforma enviará uma notificação para o devedor, que poderá arcar com a quantia na mesma hora por meio do iti.

Apesar de o seu desenvolvimento mirar uma plataforma simples e digital de serviços financeiros, produtos como cartão de crédito, empréstimos, investimentos e seguros foram anunciados para o futuro da plataforma, que conta com a segurança digital do Itaú.

3. Já está disponível?

O iti ainda não está disponível para o público e deve chegar às lojas de download no terceiro trimestre de 2019 para todo o Brasil. O aplicativo está em fase beta, com o objetivo de coletar opiniões que servirão para construir a versão final. “Precisamos ouvir o cliente e entender suas necessidades para garantir uma experiência de uso simples e intuitiva. Esta fase beta servirá justamente para isso", explicou Livia Chaves, diretora do iti. Os usuários do sistema Android que desejarem ter acesso ao programa podem se cadastrar no site oficial (iti.itau).

4. Quais os principais concorrentes do serviço?

Na concorrência direta, estão serviços como o da Cielo, que disponibilizou no ano passado um serviço de pagamento nas máquinas de cartão via QR Code. Outro exemplo é o PicPay, que oferece ao usuário a possibilidade de fazer realizar pagamentos com o limite do cartão de crédito e com o dinheiro adicionado à conta por meio de transferência bancária. O diferencial do iti para esses dois serviços fica na ausência de mensalidades e menores taxas de transferência para pessoas jurídicas, além de não exigir nenhum outro equipamento para a transação a não ser o smartphone.

5. Qual a diferença para outros serviços de pagamento digital?

A maioria dos serviços de pagamento digital exige que o usuário cadastre um cartão de crédito e depende do uso de maquininhas. É dessa maneira que funcionam recursos como o Google Pay e o Apple Pay, por exemplo, que também possuem como objetivo principal a facilidade nos pagamentos de compras online.

Nesse quesito, o iti se diferencia ao dispensar o uso de cartões físicos e de máquinas de cartão, já que oferece a opção de pagamento via QR Code nos estabelecimentos comerciais e em transferências para contatos. Além disso, o iti pode armazenar uma quantia de dinheiro do usuário para que ele realize transferências para quaisquer contas bancárias e realize pagamentos, como uma alternativa ao cartão de crédito — que também pode ser cadastrado no novo serviço do Itaú.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo