O Instagram liberou um novo layout do perfil para celulares Android e iOS (iPhone). Embora muitos usuários tenham começado a ver a mudança na noite desta quarta-feira (26), a atualização começou há alguns meses. O design traz uma nova organização dos ícones "Editar perfil", "seguindo", "mensagem" e "arquivar" com a barra de botões entre os destaques e a bio do perfil. Além disso, as opções acima do feed ficaram enxutas: os posts salvos agora ficam no menu lateral e, para acessar as opções de visualização em grid ou feed, basta abrir uma publicação do perfil que as postagens seguintes aparecem embaixo.

O layout apresenta diferenças entre as versões para iPhone e Android: o sistema do Google exibe o nome de usuário alinhado à esquerda na barra superior, enquanto o celular da Apple o mostra centralizado. A mudança de interface estava prevista desde o final de 2018, quando o Instagram anunciou testes com redesign. A atualização dividiu opiniões no Twitter: alguns usuários fizeram críticas ao novo design, enquanto outros foram favoráveis às alterações.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mudanças no perfil do Instagram

O layout inicial, revelado pelo Instagram com o anúncio dos testes de interface em 2018, não foi implementado por completo. O design experimental exibia mais opções acima das postagens, como o IGTV e a visualização em feed, enquanto a atualização do app trouxe apenas duas opções para a barra: posts marcados e grade de publicações.

Além disso, a foto de perfil ficaria localizada à direita, enquanto a biografia estaria à esquerda. O layout atual traz a imagem à esquerda, e a bio vem logo abaixo.

O ícone “Arquivar”, que antes ficava no canto superior direito, foi incluído no menu interno, localizado ao tocar no botão com três linhas horizontais. A opção de posts salvos, que no design antigo estava na barra acima do feed, também foi transferido para o menu lateral.

O design novo concentra as opções do perfil no espaço entre os destaques e a bio. O botão "editar perfil", que antes estava abaixo de dados de seguidores e seguindo, agora está junto a outras opções, como "mensagem" e "seguir".

A opção de visualização por feed do próprio perfil ou de contas de terceiros foi removida da barra superior, mas o recurso não desapareceu do aplicativo. Agora, basta abrir uma publicação da conta para que os posts seguintes sejam automaticamente exibidos abaixo.

Recepção de usuários

Usuários comentaram no Twitter sobre a nova atualização do Instagram e o redesign da página de perfil.

...

Música no Stories

O redesign de perfil não foi a única novidade do Instagram este semana. A rede social de foto também lançou oficialmente o sticker Música no Brasil. Usuários agora podem adicionar trilha sonora a posts de vídeo ou foto no Stories.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo