Sites brasileiros poderão contar com novos nomes de Domínio de Primeiro Nível (DPN) baseados em nomes de cidades, como sampa.br ─ para São Paulo ─ e rio.br ─ para o Rio de Janeiro ─. No momento, nem todas as localizações do país têm um nome definido e a lista está sendo preenchida com sugestões dos próprios usuários.

Os interessados em contribuir com os nomes de outras cidades, podem participar da uma campanha no site do NIC. BR ─ Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR ─ no ar desde 15 de junho. A entidade está incentivando pessoas com idade a partir dos 12 anos a enviarem suas sugestões favoritas, contanto que as capitais e cidades sugeridas tenham pelo menos 500 mil habitantes.

Site recebe sugestões para domínios de cidades (Foto: Reprodução/NIC.br)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Em pouco mais de duas semanas, o site da campanha já recebeu mais de 7,2 mil contribuições e, por enquanto, nove domínios já foram criados. São aceitos como sugestões nomes populares ou apelidos que tornaram a cidade conhecida.

Entre as cidades que já têm um domínio customizado estão Belém (belem.br), Florianópolis (floripa.br), João Pessoa (jampa.br), Macapá (macapa.br), Porto Alegre (poa.br), Recife (recife.br), São José dos Campos (sjc.br) e Vitória (vix.br). Já os municípios do ABC paulista estão concentrados em um único nome: abc.br.

Como sugerir

Para sugerir um nome, o interessado precisa acessar o site do NIC.br (cidades.registro.nic.br) e preencher a ficha de ins

... crição. Após serem escolhidos, os domínios são liberados para uso assim que possível. O projeto, no momento, é voltado para capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, um total de 46 cidades brasileiras.

“A nossa finalidade é proporcionar um número maior de opções para o registro do .br, levando em conta a vontade de identificação do usuário com a sua cidade natal ou adotiva”, aponta o diretor- presidente do NIC.br, Demi Getschko. Os DPNs são os primeiros nomes que aparecem em domínios e são usados para identificar a função do site, como .com ou .org.

O NIC.br é uma entidade que existe desde a década de 1970, responsável pela implementação das decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil (BGI.br), como registrar nomes de domínio, tratar de incidentes e segurança no país e pesquisar novas tecnologias de comunicação.

Como descobrir se um site é confiável para compras online? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo