PES 2017 chega no próximo dia 13 de setembro para Xbox One, PS4, PC, Xbox 360 e PS3, e os fãs da série de futebol da Konami já podem conferir as novidades do game em versões demo lançadas para todos os consoles.

Flamengo fecha exclusividade com PES e está fora de Fifa 17

Além das mudanças na jogabilidade, novos estádios e elencos atualizados, a demo também destaca os gráficos do jogo, que estão ainda mais detalhados do que o visto no antecessor. Rostos, câmeras, gramado e uniformes são alguns dos itens que receberam as mudanças, agora mais realistas e caprichados. Confira a comparação visual entre o novo PES 2017 e PES 2016. 

PES 2017 x PES 2016: confira o comparativo gráfico dos games (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

A começar pelo menu de jogo, PES 2017 dá um passo a frente de seu antecessor e troca algumas informações por uma útil lista de escalação, que permite que os jogadores confiram o seu time inicial sem a necessidade de acessar o plano de jogo. O visual também está mais limpo, além dos modelos de uniformes, mais detalhados.

Menu de PES 2017 ganhou escalação das equipes (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: velhos menus foram substituídos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Ao iniciar a partida, as antigas introduções que mostram o interior dos estádios foram substituídas por belas imagens externas. O destaque fica para o Camp Nou, lendário estádio do Barcelona, que é o novo parceiro da Konami. Agora é possível conferir a arena por completo, inclusive ruas e prédios próximos, que foram criados imitando locais reais.

PES 2017: câmeras externas tornam aberturas mais reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: aberturas das últimas versões foram trocadas por câmeras externas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

As cenas de entrada das equipes também foram melhoradas, com câmeras mais “dramáticas”. Os ângulos são mais variados, e mostram mais movimentação e tensão nos atletas antes de entrar em campo, com direito a túneis de estádios famosos fielmente retratados.

PES 2017: entrada dos atletas também foi alvo de melhorias (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: entradas repetitivas ganharam vida no novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Com a bola em movimento, PES 2017 mostra mais melhorias, incluindo animações mais complexas e convincentes. Detalhes como movimentação dos jogadores e estilo do corrida receberam ajustes, e ajudam a criar um clima ainda mais parecido com o do futebol real. Gramados, placas de publicidade e arredores do campo não tiveram muitas mudanças.

PES 2017: partidas estão mais fluídas e reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: gráficos e jogabilidade mudaram desde 2016 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Seguindo a tradição do simulador da Konami, os closes em atletas revelam versões digitais de astros como Neymar, Suárez e Messi. Feições e cabelos foram retrabalhados, e estão ainda mais realistas do que em PES 2016, que já fazia um bom trabalho no quesito.

PES 2017: closes revelam atletas ainda mais reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: jogadores estão ainda mais reais no jogo de 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Ainda alvo de críticas por parte dos fãs da série, as torcidas pouco mudaram em PES 2017, continuam borradas e estáticas. Mesmo em campos com assentos mais próximos do gramado, não é possível notar nenhum tipo de melhoria, como movimentação mais variada ou cores mais chamativas.

PES 2017: torcidas não mudaram muito no jogo (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: antigas torcidas do game ainda aparecem na versão de 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

C

... oma robusta ferramenta de replays de PES 2017, dá para conferir de perto uniformes, chuteiras e penteados dos jogadores. Apesar de não haver novidades significativas, os modelos são bonitos e detalhados, e impressionam pela similaridade com as versões reais.

Os jogadores também tiveram uma sutil mudança na estrutura física, que os deixou com um visual mais atlético. Animações de dribles, chutes e passes pouco mudaram, e se confundem facilmente com as utilizadas nas últimas versões do simulador da Konami.

PES 2017: replays destacam belos gráficos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: câmeras de replays são idênticas às do novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O que esperar de PES 2017? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo