As impressoras térmicas são usadas frequentemente para emitir extratos bancários, cupons e recibos. Esses dispositivos são recomendados para estabelecimentos comerciais por conta da redução de custos e aumento da velocidade de impressão, que é praticamente instantânea. No Brasil, existem diversos modelos disponíveis para comprar com preços, especificações e marcas diferentes.

Para ajudar a tirar todas as suas dúvidas, o TechTudo preparou um guia completo sobre as impressoras térmicas, mostrando como funciona e o modo de instalação. Além disso, reunimos também alguns modelos à venda no Brasil. Veja a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é uma impressora térmica?

As impressoras térmicas são dispositivos voltados para empresas que necessitam imprimir recibos, comprovantes de pagamento e etiquetas com bastante frequência. É muito comum encontrar essas máquinas em supermercados e lojas onde a necessidade de emitir recibo é grande.

O funcionamento de uma impressora térmica é simples. Ao enviar o comando de impressão, o papel vai para uma zona de aquecimento. Depois isso, o dispositivo esquenta os pontos necessários para a impressão no papel, que são fabricados especialmente com um corante que, ao ser aquecido, muda de cor.

2. Instalação e uso

Para instalar uma impressora térmica é preciso, primeiramente, realizar a instalação de um software que contenha os drivers do dispositivo. Esse software precisa ser o disponibilizado pela marca da sua impressora, já que cada aparelho contém um tipo diferente de driver. Feita a instalação, basta o usuário colocar o papel térmico na máquina e executar o primeiro teste de impressão, de acordo com o manual de instruções. Após o teste, o equipamento está pronto para uso.

3. Velocidade de impressão

Esse é um dos principais motivos para o uso desse tipo de impressora: com a grande demanda dos departamentos comerciais, a automatização do serviço permite uma agilidade maior na emissão de recibos. Outro ponto positivo é que, mesmo veloz, a impressora consegue emitir um resultado em alta qualidade, sendo fundamental para impressão de códigos de barras, por exemplo.

4. Cabeça térmica

A cabeça térmica é a peça fundamental para o funcionamento de uma impressora. Com micropontos que aquecem, ela é a responsável pela transferência de tinta para o papel. A quantidade de micropontos varia entre de 8 a 24 por milímetro. Esse número determina a resolução da impressora e a qualidade de sua impressão.

Portanto, escolher uma impressora com uma cabeça térmica que tenha mais micropontos pode ajudar seu negócio. Para se ter uma ideia, existem cabeças térmicas no mercado com vida útil de até 200 km de impressão.

5. Bobina

A bobina é outro ponto importante para a impressora. É nela que os micropontos da cabeça térmica vão encostar para "transferir" o texto que precisa ser impresso. Existem diversos tipos de bobinas no mercado, que podem ter diferentes tamanhos. A maioria das bobinas possui uma camada especial de papel de um dos lados, para que o dispositivo não precise se aquecer tanto para imprimir os recibos. Desta forma, a velocidade da impressão fica ainda maior.

6. Modelos e preços

Existem diversos modelos do mercado e os preços variam de acordo com a sua necessidade. Dentre as mais conhecidas no mercado brasileiro está a Bematech MP 100S TH. Esse aparelho promete economia, efici�

... �ncia e velocidade de impressão que deve atender à demanda dos pequenos estabelecimentos, com cerca de 150 mm/s para textos, gráficos e códigos de barras. No mercado, é possível encontrá-la por preços na casa de R$ 450, nos principais varejistas online.

Outro modelo famoso é a Elgin i9. A marca afirma que o aparelho consegue imprimir textos a 300 mm por segundo e pode ser utilizado para geração de senhas, sem a necessidade de carga de firmware ou instalação de componentes adicionais. No mercado, esse dispositivo custa na faixa de R$ 500.

Qual a melhor impressora boa e barata? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo