Auto Chess é um modo de jogo que começou a ganhar bastante visibilidade em 2019. O estilo surgiu com Dota Auto Chess, um mod para o MOBA DotA 2. Depois, a proposta foi adaptada para outros games, como o modo Teamfight Tactics (TFT) do League of Legends (LoL), que bateu a audiência de Fortnite e virou o game mais assistido na Twitch TV. Em português, o termo "auto chess" pode ser traduzido como xadrez automático. Como o nome sugere, os jogadores precisam se enfrentar em um tabuleiro e vencer batalhas decididas pela inteligência artificial do jogo. Entenda, a seguir, a origem e o sucesso dos Auto Chess.

O início do Auto Chess

O modo de jogo começou por cause um mod de DotA 2 criado pela Drodo Studios, e disponibilizado na Steam Workshop. Chamado de Dota Auto Chess, o game foi lançado em janeiro de 2019 e se tornou bastante popular, principalmente entre streamers. Atualmente, Auto Chess tem quase 200 mil seguidores na Twitch TV e soma mais de 4 milhões de avaliações na Steam, com a maioria positivas. Estes números mostram a popularidade e o potencial do gênero entre os players.

Uma mistura de MOBA com xadrez

Nos jogos Auto Chess o player usa personagens que atuam como peças em um tabuleiro de xadrez. Cada campeão tem habilidades e características de luta distintas, portanto é necessário ficar atento com a sinergia das peças. É possível equipar itens do seu inventário nas peças para melhorar o ataque, ganhar recuperação de vida ou defesa. Os equipamentos podem ser adquiridos com o ouro que é recebido ao final de cada rodada. Vale mencionar que as batalhas acontecem automaticamente, sem interferência dos jogadores até o final da rodada.

O futuro do gênero Auto Chess

A Riot Games incluiu no patch 9.13 do LoL o novo modo de jogo chamado Teamfight Tactics, em que as peças são representadas pelos campeões do MOBA. Até agora, 50 campeões foram confirmados no novo modo, mas há expectativas de que mais personagens sejam introduzidos. A Valve também anunciou sua versão oficial de um jogo do gênero chamado Dota Underlords, que já está em fase de testes.

Além disso, um novo jogo foi anunciado pelos criadores de Dota Auto Chess durante a E3 2019 que está em desenvolvimento. O game estará disponível

... na Epic Games Store ainda em 2019. É importante ficar atento aos títulos para dispositivos mobile, já que a plataforma tem recebido outros jogos que são tendência nos PCs, como os Battle Royales.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo