O aimbot é um dos hacks mais conhecidos em jogos de tiro, como CS 1.6, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Rainbow Six: Siege (R6). O cheat facilita a vida do jogador na hora de mirar sua arma, mas é proibido pelas desenvolvedoras e pelas ligas e campeonatos, podendo incorrer em banimentos. Veja, a seguir, como os aimbots funcionam e qual tipo de punição um jogador pode receber ao utilizá-los.

O que é aimbot?

Aimbot são softwares executados no computador que auxiliam o jogador a mirar com maior precisão. Os cheats usualmente permitem que o jogador trave sua mira de maneira automática na cabeça dos oponentes, o que facilita headshots, uma vez que a mira é guiada diretamente para a cabeça do adversário.

Aimbot x macro

Apesar de terem efeitos parecidos, aimbot e macro são tipos diferentes de facilitadores. O macro é uma sequência de comandos (como mover o mouse para baixo a cada 0,02 segundos, por exemplo) que é programada e executada ao apertar de um botão do mouse e teclado. O recurco também auxilia a mira ao evitar o recoil das armas. Já o aimbot é um software que guia sua mira de forma automática para a cabeça do oponente, sem necessariamente modificar o recoil das armas.

Por que aimbot é proibido?

Aimbot são proibidos nos jogos de tiro por darem uma vantagem injusta aos jogadores que os utilizam. Além de darem vantagens injustas para os jogadores (como conseguir um headshot se movimentando, por exemplo), os aimbots prejudicam a experiência dos outros usuários, que não conseguem jogar contra um player que usa esse hack.

O sistema mais famoso de banimentos por uso de aimbot é o da Valve, desenvolvedora de CS:GO. A empresa desenvolveu o VAC (Valve Anti-Cheat, ou em tradução oficial, “Antibatota da Valve”), que detecta a utilização desse e de outros hacks. Ser pego pelo VAC incorre em banimento permanente para o usuário, que também não vai poder jogar outros títulos protegidos pelo VAC.

Além do VAC, outros sistemas também podem banir os jogadores, como os servidores

... da Gamersclub e da ESEA, e os banimentos podem acontecer inclusive durante uma partida. Um caso clássico envolveu o jogador Flex, que foi banido por uso de cheat durante a transmissão da partida do seu time na ESEA TV.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo