InFamous é uma série de jogos da Sony que nasceu no PS3, em 2009, pelas mãos da produtora Sucker Punch. Após algumas sequências e spin-offs, a saga está em uma considerável “pausa”, mas completa 10 anos em 26 de maio de 2019, marcando não apenas uma safra de bons títulos, mas também games inéditos que ousaram entrar em um mercado já recheado de nomes muito fortes e famosos. Confira algumas curiosidades sobre a produção e os títulos, a seguir:

O herói desconhecido

Quando InFamous foi lançado, ninguém sabia o que esperar. Jogos de heróis em mundo aberto não eram os mais elogiados. Mesmo assim, Sony e Sucker Punch apostaram em Cole MacGrath, um herói com poderes elétricos que não saiu de nenhum quadrinho, desconhecido, que apresentaria sua história em seu próprio game.

O título também ficou conhecido por dar a oportunidade ao jogador de seguir os dois caminhos: ser um herói ou um vilão, dependendo das escolhas e ações que você fazia pelo mapa. Contudo, a Sony considera a “história oficial” de Cole como sendo um herói.

Quadrinhos oficiais

Apesar de não ter saído dos quadrinhos, InFamous ganhou sua própria adaptação oficial nos gibis, tempos depois. Uma minissérie foi lançada pela DC Comics, que contava outros detalhes deste universo. Ela ficou apenas nos EUA e é inédita no Brasil.

Um herói diferente

Um detalhe curioso é que, quando InFamous 2 foi anunciado, as primeiras imagens do jogo mostravam uma versão bem diferente de Cole, que retornaria como protagonista. As fotos exibiam o herói com um cabelo um pouco maior, ainda que baixo. Quando o game foi lançado, porém, ele veio com o visual tradicional e careca.

Expansão de vampiros

InFamous 2 ganhou uma expansão "stand alone", que não requer o jogo principal, chamada de InFamous: Festival of Blood. Bastante inusitada, esta expansão colocava Cole em uma cidade dominada por vampiros. Ele mesmo havia se tornado um e o jogador podia usar novos poderes, desta forma.

O trio principal

Hoje, a série inFamous é conhecida por ter um trio principal de protagonistas: Cole MacGrath, que estrelou os dois primeiros jogos; Delsin Rowe, personagen principal de um terceiro game chamado inFamous Second Son; além de Abigail Walker, heroína de inFamous First Light, continuação paralela de Second Son.

Dois jogos menores

Muita gente não sabe, mas inFamous teve dois jogos menores lançados em 2009 e 2011. O primeiro é inFamous Precinct Assault, que ficou disponível temporariamente apenas para navegadores, no site da Sony, com três fases. O segundo é inFamous Anarchy, que saiu no Facebook e trazia recompensas para inFamous 2. Os dois games não podem mais ser acessados.

Filme em produção

Outro detalhe curioso é que inFamous seria um projeto multimídia. Além de jogo e quadrinhos, ele também teve um filme anunciado em 2009, pela própria Sony. Avi Arad, produtor dos dois

... primeiros Homem-Aranha, também produziria este longa. Contudo, a ideia não teve mais novidades reveladas desde então e parece ter sido engavetada.

Próximo projeto

A Sucker Punch Productions não mexe com inFamous desde 2014, quando First Light foi lançado. Mas a produtora não está parada: Ghost of Tsushima é seu próximo projeto, um jogo de samurais para o PS4. Infelizmente, não há novidades sobre uma próxima versão de inFamous, nem sobre relançamento de jogos antigos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo