O Windows Phone 7.5 e o Windows Phone 8 tiveram interrompidos de forma definitiva, nesta terça-feira (20), o recebimento de notificações e outros serviços básicos. A informação foi divulgada por um representante da Microsoft no fórum online da empresa. A mudança é reflexo do fim do suporte oficial ao sistema. Além dos alertas, smartphones da antiga linha Nokia Lumia e outros modelos lançados entre 2011 e 2012 não contam mais com as Live Tiles (blocos dinâmicos) e deixam de aparecer no serviço online de localização de telefones perdidos da dona do Windows.

Microsoft interrompe envio de notificações para Windows Phone 7.5 e 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Os sistemas foram alvos de polêmica no passado por conta da falta de atualização de celulares mais antigos. Smartphones que saíram de fábrica com o Windows Phone 7.5 não receberam a versão 8.0, que contava com mais recursos, incluindo o maior poder de personalização da tela inicial. Na época, telefones com WP 7.5 receberam update para a variante 7.8.

Desde então, a Microsoft lançou o Windows Phone 8.1 antes de reformular o sistema mais uma vez, com a chegada do Windows 10 Mobile, baseado no Windows 10 para computadores. Em julho de 2017, a fabricante encerrou o suporte oficial ao Windows Phone 8.1 e, em setembro, anunciou o fim das atualizações de funções para o Windows 10 Mobile. O software mais novo seguirá com atualizações de segurança e correções de bugs, mas não receberá recursos

... adicionais.

A falta de aplicativos atualizados foi considerada como uma das principais barreiras para a popularização do Windows Phone, algo que se estendeu para o Windows 10 Mobile. Recentemente, o Uber retirou o aplicativo oficial da loja do sistema, alegando panes constantes. Há um ano, dados do IDC mostraram que o número de celulares rodando alguma versão do Windows chegava a apenas 0,1% do mercado mundial.

Via: Microsoft e IDC

App do Facebook com problema no Windows 10 Mobile: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo