O padrão HDMI é uma forma prática de conectar eletrônicos a uma TV, por exemplo, mas também pode apresentar problemas. Às vezes, o dispositivo pode exibir imagens com ruídos ou sem som e até mesmo não detectar sinal por conta de falhas ou configurações erradas.

Felizmente, existem formas simples de corrigir essas situações. Confira, a seguir, quais são as causas mais comuns para problemas no cabo HDMI e possíveis formas de solucioná-los. As dicas valem para erros na televisão e no computador.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Problemas na TV

Mau contato

Um problema comum em cabos digitais é o mau contato. Se houver alguma falha na conexão entre os dispositivos, a TV pode exibir imagens piscando e com ruídos ou, simplesmente, não detectar sinal. Para solucionar esse problema, basta tirar o cabo, recolocá-lo e se certificar de que ele está bem encaixado. Verifique também se não há nenhuma sujeira na entrada HDMI da sua televisão.

Falha no HDCP

Outro problema comum envolve o HDCP, ou High-bandwidth Digital Content Protection (Proteção de Conteúdo Digital em Banda Larga). Como o nome sugere, esse é um sistema anticópia que impede que vídeos e áudios sejam pirateados. A tecnologia está presente em praticamente todos os dispositivos com HDMI, como TVs, videogames e tocadores de Blu-ray.

O problema é que nem todos os aparelhos antigos são compatíveis com HDCP, sobretudo com a versão 2.2, presente em alguns displays 4K e que não é retrocompatível com o padrão anterior. Quando isso acontece, o dispositivo não é autorizado a reproduzir o conteúdo. Uma solução simples para esses casos é comprar um hub HDMI correspondente que consiga furar o bloqueio anticópia.

Entretanto, se todos os seus dispositivos são compatíveis com HDCP e, mesmo assim, a imagem não aparece, é possível que tenha ocorrido algum erro de autenticação entre as duas partes. Por isso, a solução pode ser desligar todos os aparelhos, esperar alguns minutos e ligá-los novamente um a um.

HDMI é de uma versão anterior ao exigido

Esse é um problema menos comum, já que cabos HDMI adquiridos após 2009 (versão HDMI 1.4) suportam boa parte da tecnologia atual, como resolução 4K em 30 Hz, HDMI CEC e HDMI ARC. A única exceção fica por conta da tecnologia HDR, que está disponível apenas em cabos lançados de 2015 para frente (HDMI 2.0a). Portanto, se sua TV 4K estiver com uma imagem estranha, é possível que o cabo HDMI seja velho demais e que esta seja a hora de trocá-lo por um novo.

Firmware desatualizado

Há casos em que aparelhos mais antigos com firmware desatualizado podem impedir a reprodução correta do conteúdo. As empresas estão sempre lançando correções e melhorias, por isso, é sempre recomendado que você verifique se há atualizações para seus dispositivos. Em geral, a opção para atualizar a smart TV conectada via Internet costuma ser encontrada nas configurações.

Problemas no computador

Conflito de driver

Em geral, na primeira vez em que se liga o computador com um cabo HDMI, o próprio sistema operacional reconhece e instala os drivers necessários para seu funcionamento correto. No entanto, pode acontecer desses arquivos entrarem em conflito. Nesse caso, a solução é reinstalar os drivers da placa de vídeo (seja integrada ou não). O recomendado é usar o software Display Driver Uninstaller (disponível apenas para Windows) para limpar completamente os drivers do computador e baixar os arquivos no site oficial da empresa.

Sem som

Outro erro que pode acontecer é a imagem funcionar corretamente no monitor ou t

... elevisão, mas o áudio não sair. Nesse caso, o problema pode estar nas configurações da saída de som do sistema operacional. Caso você esteja usando o Windows, entre no Painel de Controle e, depois, acesse a opção "Sons". Na aba "Reprodução", veja se o nome do monitor ou TV aparece. Em caso negativo, clique com o botão direito do mouse e vá em "Mostrar Dispositivos Desabilitados". Por fim, basta selecionar o dispositivo e clicar em "Definir Padrão.

Se você estiver usando um Mac, entre em "Apple" e clique em "Preferências do Sistema". Em seguida, selecione "Som" e, no painel "Saída", escolha o dispositivo certo para a saída de áudio.

Configurações de display erradas

Se você estiver usando mais de um monitor, é possível que o motivo para não aparecer nenhuma imagem em uma das telas seja por erro de configuração. Para resolver no Windows, basta apertar as teclas Windows + P para abrir a opção de projeção de imagem e selecionar a opção desejada: estender tela, duplicar ou exibir imagem apenas em uma das telas. Já no Mac, essa opção poder encontrada no menu Apple. Clique em "Preferências de Sistema e Monitores", em seguida, selecione a aba "Organização" e monte a disposição ideal.

Quais são os recursos pouco conhecidos do HDMI? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo