A Sony deu o primeiro passo para lançar um smartphone com a câmera de maior resolução do mercado. A fabricante japonesa anunciou nesta segunda-feira (22) o IMX586, seu mais novo sensor com incríveis 48 megapixels de resolução (8000 x 6000). O objetivo principal, segundo o comunicado da empresa, era criar um dispositivo que pudesse realizar fotografias com qualidade comparável a de uma câmera profissional.

O recorde, de acordo com a Sony, não se restringe ao grande número de megapixels. A tecnologia é a primeira a utilizar pixels ultra-compactos de apenas 0,8 micrômetros, número necessário para que os 48 megapixels "efetivos" do IMX586 pudessem caber na pequena unidade de 8 mm (diagonal). Por conta do novo filtro Quad Bayer, a companhia garante que a configuração não irá gerar imagens com muitos ruídos em condições com pouca luz, como seria esperado.

Próximos smatphones da Sony podem vir com novo sensor (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para que isso ocorra, a matriz Bayer quádrupla permite que quatro pixels se unam em um só, o que faria com que o sensor correspondesse a pixels de 1,6 micrômetros, algo equivalente a de câmeras de 12 megapixels. Sendo assim, o filtro gera uma unidade de pixel maior para ajudar a aumentar a sensibilidade à luz ao mesmo tempo em que entrega fotografias em alta resolução, prevenindo os prováveis ruídos.

Por conta de entregar imagens maiores, a qualidade gerada com o IMX586 seria superior, em tese, aos 40 megapixels do P20 Pro, da Huawei

... , que também utiliza um sistema parecido de junção de pixels (o "Pixel Fusion") e que é atualmente o aparelho com a melhor câmera do mercado.

Tecnologia Quad Bayer permite realizar imagens em alta resolução e sem ruídos (Foto: Divulgação/Sony)

Os destaques do novo sensor ainda incluem a possibilidade de gravar vídeos com resolução 4K (4096 X 2160) a 90 quadros por segundo ou em 1080p a 240 fps, e também um sistema HDR mais preciso, que ajudaria a uniformizar fotografias com partes mais escuras e claras.

Como a Sony é uma fornecedora de sensores, o IMX586 deve integrar as especificações de aparelhos de outras fabricantes. No entanto, como é de costume, o sensor deve fazer sua estreia em algum dos dispositivos Xperia a serem lançados. As primeiras unidades serão distribuídas a partir de setembro.

Com informações: Sony, Verge e Engadget.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo