O 99Pop é uma categoria de transporte particular presente no aplicativo 99, que também conta com o 99Taxi e 99Top. Disponível para Android e iPhone (iOS), a modalidade envia motoristas comuns, com seus próprios carros de passeio, para atender os passageiros – assim como o UberX. Segundo o site oficial, o serviço promete viagens de qualidade, com foco em economia. Outras funções interessantes incluem entrar em contato com o condutor caso esqueça algum objeto no veículo, obter descontos para as corridas e seguro em caso de acidentes.

Para o usuário tirar suas dúvidas, o TechTudo lista a seguir perguntas e respostas sobre o 99 e 99Pop. Algumas questões incluem desconto, que precisa ser inserido no app; o meio de pagamento, que deve ser decidido com antecedência; e cancelamento, que exige ao passageiro respeitar determinado tempo antes da corrida para que não seja cobrada uma taxa extra.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e como funciona o 99Pop?

O 99Pop é a categoria de transporte mais econômica disponível no app 99. Outras modalidades incluem 99Taxi, para táxis, e 99Top, para veículos de luxo. O 99Pop oferece viagens em carros particulares (não se tratam de táxis) com valores considerados atrativos, além de distribuir descontos constantemente. Os automóveis têm ar-condicionado e contam com quatro portas.

Como usar cupom de desconto da 99?

A 99 disponibiliza cupons de desconto para usuários que desejam pagar menos em suas viagens. Além de contar com preços mais baixos do que os táxis tradicionais, é possível utilizar códigos cedidos pela própria empresa ou por indicação de amigos para deixar as corridas mais baratas. Para usar o recurso, é preciso entrar no aplicativo da 99, ir até o menu, que pode ser acessado ao tocar no ícone superior esquerdo. Na última opção, selecione Cupom de Desconto. Em seguida, é necessário preencher o campo com o código e confirmar. Para consultar os cupons salvos, o usuário deve ir em Cupom de Desconto > Meus Vouchers.

É preciso estar atento às regras de utilização do desconto, pois a forma de pagamento para a corrida pode ser somente para voucher ou aceitar todos os tipos de pagamento. É possível consultar as normas após inserir o cupom, na opção “Regras de uso”.

Tipos de pagamentos aceitos

A 99 aceita diversos tipos de pagamento, por isso é importante decidir com antecedência o meio de sua preferência. Após embarcar no carro, o passageiro não consegue mudar o pagamento. Para pagar pelo aplicativo, é necessário cadastrar o cartão de crédito, de débito, registrar a conta do PayPal ou usar um voucher corporativo, caso sua empresa seja cliente da 99. Quem preferir pagar no carro, pode levar dinheiro, cartão de débito ou crédito, que serão utilizados na máquina do motorista.

Qual a diferença entre as categorias da 99?

A 99 conta com diversas categorias de transporte. Quem prefere a 99Taxi, prioriza uma corrida de táxi tradicional, mas sem gastar muito – isso porque é possível aplicar descontos de até 30%, ainda que esse serviço tenha os mesmos benefícios de um táxi padrão. O 99Top é ideal para quem não abre mão do conforto durante uma viagem mais longa – os veículos são mais luxuosos e têm a cor preta. Já o Táxi Comum não tem diferença de valor em relação ao táxi tradicional: as corridas dessa categoria prometem ser mais rápidas e os carros podem até mesmo circular na faixa de ônibus em algumas cidades.

Por que o preço da 99Pop muda em alguns momentos?

Quanto maior a procura, maior é o valor da corrida. Quando um passageiro está em uma re

... gião onde a demanda de carros está alta, a 99 faz com que mais motoristas se sintam atraídos pelos preços e se aproximem do lugar. O valor pode compensar o trabalho do condutor e, assim, os riscos de ausência de veículos no local diminuem. Porém, a demanda de uma região pode mudar em questão de minutos – por isso, o preço variável tende a retornar para o padrão. Você pode encontrar o preço que cobrado no momento em que pedir a corrida, além de ser possível usar outras dicas para descobrir qual serviço está mais barato na hora.

O que fazer se esquecer um objeto dentro de um carro?

Se esquecer um objeto dentro do carro do 99Pop, o usuário pode entrar em contato diretamente com o motorista para perguntar sobre o item perdido. Porém, é necessário que o contato seja feito em até 72 horas após a corrida. No aplicativo do 99, você deve seguir os seguintes passos:

No menu, selecionar “Corridas”. Em seguida, escolha a corrida em que esqueceu o objeto, vá em “Esqueci um item no carro”, descreva o objeto perdido e conclua em “Enviar”. Assim, a chamada com o motorista pode ser realizada com o botão que surgir na tela. Se já passaram 72 horas, a 99 irá intermediar o contato com o usuário e o motorista por meio da opção “Clique para contato com nosso atendimento”.

Quando o carro passa por um pedágio, o passageiro paga por ele?

Sim, em um trajeto com cobrança de pedágio, ele é adicionado ao valor da corrida. É importante notar que o pedágio não está incluso na estimativa de preço que aparece para o passageiro ao solicitar o transporte. A quantia aparece somente no valor final do percurso.

E se o motorista errar o caminho?

Caso este inconveniente ocorra, o passageiro pode informar a 99 do problema. Ainda que o carro seja guiado por apps de navegação que buscam reduzir o caminho da viagem, os erros de trajeto do motorista podem ser informados na seção “Ajuda” do app. Os endereços corretos podem ser informados desde o início até o fim da corrida.

A 99 oferece seguro para eventuais acidentes em corridas?

Sim, mas é preciso que o limite de pessoas dentro do carro esteja dentro da capacidade conforme indicado no documento do veículo. Quando um passageiro solicitar um carro da categoria Pop ou táxi, existe um seguro contra acidentes pessoais sem qualquer custo adicional.

O seguro é válido até o fim da corrida e cobre despesas médicas, hospitalares e odontológicas em até R$ 10 mil. Caso ocorra morte ou invalidez, o limite é de R$ 100 mil. Para entrar em contato com o seguro, é preciso ligar para o número 0800-888-8999, depois que o atendimento no hospital for realizado.

Fui cobrado por um cancelamento: e agora?

Cancelamentos não são desejados nem pelo motorista, que se desloca até o local solicitado, e nem para o passageiro, que está à espera de um carro. Para evitar imprevistos, os cancelamentos feitos antes de quatro minutos da corrida não são cobrados. A cobrança também não é feita após 12 minutos de espera. Se o usuário cancelar a corrida neste meio tempo, a taxa de cancelamento será efetuada.

Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo