PS4 dispensa apresentações. O console next gen da Sony é sucesso de vendas, conta com enorme suporte de desenvolvedoras terceirizadas, recursos inéditos e muitos jogos. O TechTudo destacou os melhores e piores games da geração até agora. Confira a lista completa.

Conheça as melhores edições especiais do PlayStation 4

Esta matéria apresenta games que podem ser jogados exclusivamente no PS4, desconsiderando títulos que ainda aparecem no PlayStation 3, como LittleBigPlanet 3, e jogos que também serão disponibilizados nos computadores, como Street Fighter 5.

Os melhores jogos exclusivos do PlayStation 4

Uncharted The Nathan Drake Collection (Nota 8.5)

Uncharted The Nathan Drake Collection está entre os melhores jogos do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

A maior franquia exclusiva da Sony no PlayStation 3 tornou Nathan Drake uma espécie de mascote não oficial do console. Nada mais justo, então, que reunir suas três primeiras aventuras em um só pacote. Com nova dublagem e belos gráficos, o jogo é ideal para novatos e fãs saudosos, já que os games envelheceram muito bem.

InFamous Second Son (Nota 9.8)

Único grande jogo exclusivo no fraco ano de lançamento do PS4, InFamous Second Son abusou do poderio gráfico para mostrar as partículas e faíscas mais bonitas dos videogames. Graças aos excelentes controles, voar e usar poderes nunca foi tão legal. Também vale a pena conhecer sua expansão, a excelente InFamous First Light.

InFamous Second Son mandou bem no PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

Until Dawn (Nota 8.0)

O jogo da SuperMassive Games impressionou por recriar magistralmente o clima dos filmes de terror norte-americanos. A narrativa bifurcada e instigante trona mais prazeroso ver os adolescentes estereotipados morrendo nas mãos de assassinos e criaturas sobrenaturais.

Until Dawn alegrou os fãs de terror no PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

Bloodborne (Nota 10)

Apesar da péssima otimização que rende longos loadings em cada uma das frequentes mortes do jogador, Bloodborne caiu nas graças do público e crítica pelo universo rico, batalhas épicas contra chefões e desafio de primeira. Um verdadeiro clássico moderno.

... /01/07/melhores-e-piores-exclusivos-ps4-3.jpg" alt="Bloodborne é um clássico do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)" height="390" width="695">Bloodborne é um clássico do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Jogos que poderiam ter rendido mais no PlayStation 4

The Last of Us Remastered

Embora o jogo original seja um dos maiores clássicos, sua remasterização, lançada apenas um ano após o original, saiu cedo demais e com poucas melhorias gráficas que justifiquem sua existência. É uma boa compra para os poucos jogadores que deixaram o game passar no PlayStation 3, mas só para eles.

The Last of Us só vale (muito!) a pena para quem não jogou no PS3 (Foto: Divulgação/Sony)

Driveclub (Nota 6.3)

O único lançamento exclusivo do PlayStation para as festas de fim de ano em 2014 chegou às prateleiras incompleto e com servidores instáveis. Levou meses até Driveclub resolver os problemas e virar um jogo aceitável. Hoje ele já pode ser considerado uma boa compra para os entusiastas de corridas, concorrendo com Project CARS e The Crew.

Driveclub melhorou muito desde seu lançamento no PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

Killzone Shadow Fall (Nota 8.0)

Um FPS genérico cujo único fundamento era mostrar os belos gráficos que o PS4 podia gerar. Killzone Shadow Fall divertiu e impressionou no lançamento, mas já caiu no esquecimento e provavelmente continuará nas sombras até ser redescoberto por novos jogadores como brinde da PlayStation Plus.

Killzone Shadow Fall pecou por inovar pouco no PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

God of War III Remastered (Nota 9.0)

Apesar de ter sido lançado 5 anos após a versão original do PlayStation 3, o game só retocou superficialmente seus gráficos e framerate. Felizmente, o jogo original já era muito bom. O maior legado de God of War III Remastered foi fortalecer a fama de que o PS4 só tinha remasterizações em sua biblioteca. Tal qual The Last of Us Remastered, só vale a compra para quem não jogou o original.

God of War III foi mais uma remasterização na conta do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

Exclusividades do PlayStation 4 que decepcionaram

Knack (Nota 5.3)

Quando foi anunciado que o veterano programador e desenvolvedor Mark Cerny lançaria uma nova aventura de plataforma nos moldes de Crash Bandicoot, os fãs foram ao delírio. Apesar de oferecer um divertido modo cooperativo, tudo deu errado em Knack. Fases chatas, design estranho dos personagens e uma história chata acabaram com as chances do mascote alcançar o sucesso.

Knack foi uma grande decepção no PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

The Order 1886 (Nota 6.3)

The Order 1886 tem uma apresentação soberba, atmosfera incrível e mundo apaixonante, mas se esquece do básico: videogames precisam oferecer um mínimo de jogabilidade para ser divertido. Só não é um dos piores games de todos os tempos porque mal podemos chamá-lo de jogo.

Futuro promissor

Embora a biblioteca de jogos exclusivos do PS4 ainda seja instável, alternando ótimos lançamentos com remasterizações preguiçosas, e sustentando-se mais no apoio das desenvolvedoras terceirizadas do que em lançamentos dos seus próprios games, tudo indica que o futuro do console será glorioso.

Nos próximos anos o jogador poderá curtir lançamentos exclusivos como Uncharted 4: A Thief’s End, The Last Guardian, Horizon Zero Dawn, The King of Fighters XIV e Kingdom Hearts 3, além de muitas surpresas ainda não reveladas. Como diz o slogan do console, “greatness awaits” (ou “a grandeza aguarda”). Só esperamos que não demore demais.

Já se decidiu entre Xbox One ou Playstation 4? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo