O Skype é um programa de mensagens da Microsoft que permite enviar gratuitamente textos e fazer ligações pela Internet usando voz, imagens e vídeo. O serviço está disponível na forma de aplicativo para desktop e, também, diretamente na web, por meio de um endereço específico. O Skype para desktop ou web são bem parecidos, mas ainda existem algumas funcionalidades diferentes entres as duas versões.

Portanto, é interessante conhecê-las para saber qual é a mais adequada para o perfil de cada usuário. Confira a seguir a vantagens do Skype para desktop e da versão web do mensageiro.

... g> Skype web ou desktop? Confira diferenças entre as versões do mensageiro (Foto: Divulgação/Microsoft)

Skype para desktop

O download do aplicativo para desktop do Skype está disponível para computadores Mac e PCs com Windows ou outros sistemas operacionais. O programa trabalha com conversas via texto, áudio e vídeo em dupla ou em grupos de até 25 membros. Ainda é possível a transferência de arquivos na nuvem e suporta até 300 MB. Para quem gosta de salvar o histórico das conversas, é um serviço bem útil e com bastante espaço de armazenamento.

O aplicativo do Skype também permite compartilhar a tela do PC de forma nativa durante a bate-papo, direto na janela do chat, com a outra pessoa da conversa. Esse recurso não está presente na versão online do mensageiro.

Aplicativo para desktop do Skype realiza videochamadas em grupo (Foto: Divulgação/Skype)

Outra vantagem do Skype para desktop é que agora ele conta com o suporte de bots, que são programas de inteligência artificial que podem pesquisar por notícias, resumir páginas da internet, jogar e até conversar por mensagens escritas. A interação é bem parecida com a de uma pessoa real.

Ao procurar por novos contatos, é possível visualizar o número de amigos em comum. Além disso, todo usuário tem acesso a um painel exclusivo de notificações pelo qual é possível acessar qualquer menção feita a seu nome em algum grupo do Skype.

Skype web

A principal vantagem do Skype web é que ele dispensa a necessidade de instalar o programa, ou seja, basta acessá-lo pelo navegador para usá-lo. Essa solução ajuda bastante quem tem pouco espaço de armazenamento no PC. Outra vantagem do Skype web é que o histórico de conversas é salvo automaticamente e ele exibe toda lista de contatos cadastrados no perfil do usuário.

Página de login para o Skype web (Foto: Reprodução/Mirella Stivani)

Para acessar essas funções e mais outras, como as videochamadas, é primeiro necessário fazer o login com sua conta do Skype. Ou, então, permitir que o acesso seja feito a partir das informações do seu perfil do Facebook. Vale ressaltar que essa forma de login pela rede social só está disponível no Skype web. No aplicativo para desktop é obrigatório ter um cadastro já existente no site da Microsoft, ou em outros serviços como Xbox Live, Office Online, OneDrive, Outlook.com e Windows.

Quando for usar a webcam no Skype web, o navegador deve pedir a autorização do usuário para concluir a ação. Portanto, é necessário ficar atento ao bloqueador de pop-ups. Se achar mais prático, já desbloqueie todas as atividades para o Skype pelas configurações de privacidade do navegador.

Skype para Web era apenas versão beta do mensageiro antes de ser lançado para todos os usuários (Foto: Reprodução/Skype)

O Skype web não requer instalação de plugin e funciona em diferentes browsers como Edge, Internet Explorer, Chrome, Firefox e Safari. Em relação ao sistema operacional, o acesso online está disponível no Windows XP ou superior, e no macOS versão 10.9 ou mais recente.

Além da versão para desktop ou web, o aplicativo mobile do Skype pode ser baixado em celulares Android e iPhone (iOS), tablets e até wearables. A plataforma ainda conta com um modelo voltado para trabalho, o Skype for Business, que possui outras funções específicas para os usuários empregados.

Skype parou de funcionar; como resolver? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo