A indústria dos games teve diversos lançamentos que se destacaram e receberam ótimas notas da crítica. Entre os destaques, há grandes clássicos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Tony Hawk's Pro Skater 3 até títulos mais recentes como GTA 5 e Red Dead Redemption 2. Um bom termômetro para saber se os jogos estão indo bem ou não com a crítica é o agregador de reviews Metacritic, que gera uma nota com base nas avaliações dos principais veículos do meio gamer. Com isso em mente, o TechTudo preparou esta lista com os dez melhores jogos de todos os tempos, segundo as avaliações do Metacritic.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nota Metracritic: 99)

The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi lançado originalmente para o Nintendo 64 em 1998 e, posteriormente, também ganhou versões para o Nintendo DS e Nintendo Switch (via Virtual Console). Desde o seu lançamento, a primeira aventura 3D de Link foi um grande sucesso e mostrou muito do que o Nintendo 64 tinha para oferecer. Os elogios feitos pelos críticos iam desde os seus aspectos mais técnicos como gameplay e gráficos até a sua história, que trouxe personagens marcantes sem perder a essência dos seus antecessores.

2. Tony Hawk's Pro Skater 2 (Nota Metracritic: 98)

Tony Hawk's Pro Skater 2 foi desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision no PlayStation (PS1) em 2000, com ports para PC, Game Boy Color, Dreamcast, Mac, Game Boy Advance, Nintendo 64, iPhone (iOS) e Xbox (incluído na coleção Tony Hawk's Pro Skater 2x). O simulador de skate aprimorou a fórmula do primeiro Tony Hawk's Pro Skater, trazendo novas manobras, pistas e mais possibilidades de customização.

Além do modo carreira com desafios e campeonatos, ele trouxe também os divertidos modos multiplayer e o famoso editor de níveis, no qual os jogadores podiam criar as suas próprias pistas de skate. Este é considerado por muitos um jogo essencial do PS1.

3. Grand Theft Auto IV (Nota Metracritic: 98)

Desenvolvido e publicado pela Rockstar, Grand Theft Auto IV foi lançado para PlayStation 3 (PS3), Xbox 360 e PC em 2008. Protagonizado por Niko Bellic, GTA 4 marcou por trazer para a série um tom mais realista e um mundo mais detalhado, baseado em Nova Iorque. O game trouxe o maior mapa da série até então, com muitas possibilidades de lugares para explorar, além de uma narrativa muito boa e envolvente. Essas características fizeram dele um dos jogos mais importantes da sétima geração.

4. SoulCalibur (Nota Metracritic: 98)

Lançado nos arcades em 1998 e portado para o Dreamcast no ano seguinte, SoulCalibur incorporou na série alguns novos conceitos e tornou a franquia uma das maiores entre os jogos de luta. Neste game, foi introduzido o "8-Way Run", que é a possibilidade de se mover em oito direções, o que torna o combate totalmente fluido e focado no movimento. SoulCalibur é considerado um dos melhores jogos do Dreamcast e ganhou o título de Jogo do Ano em várias premiações no seu ano de lançamento.

5. Super Mario Galaxy (Nota Metracritic: 97)

Super Mario Galaxy chegou ao Nintendo Wii em 2007 trazendo uma nova aventura do Mario totalmente em 3D. Passado no espaço, o game traz o encanador bigodudo em diferentes galáxias. O protagonista precisa desafiar a gravidade, explorar diferentes cenários e fazer missões para obter as Power Stars. Um grande sucesso comercial, Super Mario Galaxy conquist

... ou ainda o título de Jogo do Ano em diferentes veículos especializados e passou a ser considerado um game essencial do Wii.

6. Super Mario Galaxy 2 (Nota Metracritic: 97)

Assim como o seu antecessor, Super Mario Galaxy 2 também foi um enorme sucesso. Ele foi lançado em 2010 exclusivamente para o Wii e trouxe galáxias totalmente novas para os jogadores explorarem, assim como novos Power-ups e a presença do dinossauro companheiro de Mario, Yoshi. Muito mais do que uma sequência, ele foi considerado um aprimoramento do game anterior, o que garantiu muitos elogios por parte dos críticos.

7. Red Dead Redemption 2 (Nota Metracritic: 97)

Muito aguardado pelos fãs do primeiro jogo da série, Red Dead Redemption 2 foi lançado para PlayStation 4 (PS4) e Xbox One em 2018 e depois portado para PC e Google Stadia em 2019. Com uma história passada no Velho Oeste, ele trouxe para os jogadores um mundo aberto realista repleto de possibilidades, estabelecendo ainda a base para uma experiência multiplayer. O segundo título da série Red Dead Redemption é sempre citado como um belo exemplo de um jogo como forma de arte e até hoje é muito aclamado e popular entre os gamers.

8. Grand Theft Auto V (Nota Metracritic: 96)

Grand Theft Auto V desembarcou no PlayStation 3 (PS3) e Xbox 360 em 2014, com versões para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC publicadas posteriormente. Considerado o jogo mais caro já feito na época do seu lançamento, ele chegou para o público trazendo um resultado impressionante, com um mundo aberto muito fiel à cidade de Los Angeles, protagonistas marcantes e um gameplay fluido, sem a presença de telas de carregamento. Isso fez de GTA 5 o segundo game mais vendido de todos os tempos e garantiu ainda a premiação de jogo do ano em diversos veículos.

9. The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Nota Metracritic: 97)

The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi lançado para Nintendo Switch e Wii U em 2017, trazendo de volta às raízes da franquia com um mundo aberto totalmente livre para explorar. Em sua nova jornada, Link tem um mapa gigantesco para percorrer com inúmeros ambientes, inimigos desafiadores, segredos para descobrir e recompensas. O mundo de Breath of the Wild foi criado para incentivar o jogador a experimentar, permitindo chegar ao fim da história de diferentes formas. O jogo se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos e foi muito enaltecido pela sua atenção aos detalhes.

10. Tony Hawk's Pro Skater 3 (Nota Metracritic: 97)

Lançado inicialmente em 2001 para PlayStation (PS1), PlayStation 2 (PS2), Game Boy Color e GameCube, Tony Hawk's Pro Skater 3 marcou a chegada da prestigiada série de jogos de skate Tony Hawk's na sétima geração de consoles. O grande destaque foi a versão de PS2 do game, que foi considerada pelos críticos o jogo mais impressionante do console na época. Apesar dos seus problemas de balanceamento, THPS3 trouxe novos elementos para a série sem deixar de lado o que tornou os seus jogos tão populares.

Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo