José de Araújo Cavalcante Neto, o ''netenho'', é um streamer brasileiro que é um verdadeiro fenômeno de audiência no Facebook. O amazonense de 28 anos de idade deixou o cenário profissional de Point Blank para brilhar nas transmissões online de PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG). Em apenas um ano de trabalho, netenho evoluiu de forma meteórica e, de quebra, foi eleito o melhor streamer de 2018 pelo Prêmio eSports Brasil. Em entrevista ao TechTudo, o streamer que já passou pela Twitch TV e YouTube contou um pouco da sua história. Veja, a seguir, cinco curiosidades sobre o jogador.

Paixão por FPS

Netenho é gamer desde 2002, quando, com apenas 12 anos de idade, experimentou o jogo que viria a se tornar o seu primeiro contato com o estilo FPS. Nas lan houses de Manaus, junto do irmão mais velho, o jovem cultivou uma grande paixão pelas primeiras versões de Counter-Strike. E o gosto pelo game se tornou profissão. Netenho investiu na vida de pro player, disputou seus primeiros campeonatos da região e brilhou com a camisa de equipes como all4frag e DREAM.

''Joguei muito tempo CS 1.5 e 1.6. Meu time chegou a ser o melhor da região Norte, mas, quando Counter-Strike: Global Offensive foi lançado, não curti muito'', conta. Foi aí que o amazonense tomou a decisão que mudaria a sua carreira. Da Valve para a Zepetto, da Dust2 para o Desert Camp, netenho deu uma chance ao Point Blank.

No topo do Point Blank

No Point Blank, netenho viveu o seu melhor momento como pro player. ''Fui eleito o MVP na minha primeira seletiva brasileira em 2013. Meu time venceu e foi para o Mundial na Tailândia'', relembra. Em solo asiático, com a camisa da 2Kill Gaming, o time conquistou o quinto lugar da competição. Já no Brasil, netenho faturou diversos campeonatos em cinco anos de carreira. Os títulos da GameWise (2014), da Brazil Mega Arena (2015) e do CNPB (2016) são apenas alguns exemplos. ''Meu time sempre foi top 1 e top 2 das competições em toda essa época que joguei'', conta.

Crescimento meteórico

Simultaneamente à vida de pro player, netenho também se dedicava às streams, mas foi apenas em 2018 que ele decidiu concentrar-se 100% no novo desafio. ''Vi que tinha um grande apoio da galera quando eu fazia streams na época que eu jogava o competitivo, então este ano resolvi largar tudo e investir só nisso. Foi a melhor coisa que eu fiz'', revela.

Netenho iniciou a sua trajetória na Twitch TV, investiu no sucesso de Playerunknown's Battlegrounds (PUBG), fechou parceria com a paiN Gaming e explodiu. Na plataforma, seu canal alcançou rapidamente a marca de 206 mil seguidores. No YouTube, o influenciador já conta com meio milhão de inscritos. Agora no Facebook, o amazonense continua acumulando boas médias de público. Além das 3100 horas de transmissão acumuladas durante o período, o craque dos FPSs também conquistou uma legião de fãs. ''Nesse ano de 2018, cresci mais de 400 mil novos seguidores nas lives, contando as 2 plataformas, Twitch antiga e agora Facebook Gaming. Fui um dos streamers que mais cresci'', avalia.

Origem do nick

E de onde vem o "netenho"? O apelido é uma brincadeira com o sobrenome ''Neto'', mas o fenômeno brasileiro já parecia prever o futuro de sucesso e, por isso, escolheu o seu nick a dedo. ''Todo mundo usava Neto e Netinho. Então pensei: 'se um dia eu ficar conhecido, vai ser difícil o pessoal saber quem eu sou'. Coloquei 'netenho' para diferenciar'', brinca. Planejamento bem-sucedido!

... /div>

De volta às origens

Após abandonar Point Blank, netenho voltou a disputar um evento competitivo de PUBG após quase um ano fora dos torneios. ''Joguei o Broadcaster Royale, em Seattle, nos Estados Unidos, junto com o f0rever. Fomos o melhor duo sul-americano lá fora'', relembra. O torneio em questão reuniu os melhores streamers e jogadores do mundo em setembro de 2018. A dupla brasileira ficou em vigésimo lugar, faturou US$ 2,5 mil (cerca de R$ 9,6 mil) em prêmios e representou muito bem o continente no exterior. Que ano, netenho!

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo