A virtualização é uma técnica que permite a criação de uma máquina virtual para funcionar dentro do sistema de um PC. O processo é utilizado tanto por usuários comuns como por profissionais de TI e permite, por exemplo, a execução de sistemas operacionais completos ou uma simulação do comportamento do sistema para quem trabalha com desenvolvimento de software e testes de segurança. A seguir, entenda o que é virtualização e como funciona a técnica e quais vantagens oferece.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é virtualização

Virtualização é a capacidade de criar um computador virtual no seu PC, permitindo instalar sistema operacional, rodar programas e realizar tarefas. Dessa forma, você pode experimentar um sistema operacional Linux sem precisar instalá-lo, ter uma máquina virtual com uma edição mais antiga do Windows para questões de compatibilidade e acessar programas do Windows no macOS. Outra possibilidade é rodar jogos e aplicativos de celular Android direto no PC com ferramentas de virtualização como o BlueStacks. Também é possível que desenvolvedores testem seus apps direto no PC, sem precisar conectar e compilar código em smartphones.

A virtualização ainda pode ser usada em testes de segurança. Caso o usuário esteja em dúvida sobre algum arquivo, é possível executá-lo na máquina virtual com forma de evitar a distribuição de um vírus no seu sistema. Outro exemplo comum é o uso do Parallels no macOS, possibilitando que usuários de MacBooks e Mac possam rodar uma instância virtual do Windows em seus computadores.

Veja também: como programar um computador Windows para desligar sozinho

Tipos de virtualização

O tipo mais comum é a chamada virtualização de hardware. Nesse caso, o termo se refere à criação de computadores virtuais para rodar no seu sistema, capazes de simular o funcionamento completo de outro computador, com seu próprio sistema operacional, apps e etc.

Outro tipo é a virtualização de aplicativos. Nesse caso, a técnica é usada de forma mais discreta, oferecendo uma camada de compatibilidade para garantir que aplicações de outros sistemas funcionem no seu computador. Há ainda a virtualização de apresentação. Aqui, a ideia é permitir o acesso a um sistema completo de forma remota, sem necessidade de contato físico com o computador que executa o sistema.

Como funciona a virtualização no computador

A virtualização depende de algumas ferramentas de hardware, com tecnologias que fazem com que o processador do seu computador tenha mais desenvoltura na tarefa de simular um segundo sistema operacional em execução. Além disso, será preciso um software de virtualização e uma cópia de um sistema operacional para botar sua máquina para funcionar.

Existem várias opções em termos de apps, mas os mais conhecidos são o VirtualBox e o VMWare. Nos dois casos, o usuário tem uma gama variada de opções para configurar uma máquina virtual, além de suporte à criação de instâncias com diversos tipos diferentes de sistemas operacionais.

O conceito por trás desse processo é relativamente simples. Softwares como o VirtualBox criam as estruturas para simular o hardware da configuração de computador que o usuário deseja rodar e trabalham realizando a simulação desse computador virtual em tempo real. Isso cria uma máquina virtual que é completamente isolada do sistema original, embora dependa dele para ser executada e ter acesso ao hardware. Desde que configurada corretamente, a máquina virtual terá acesso a todos os componentes do seu PC, podendo navegar na Internet, acessar impressoras e discos externos por USB,

... executar programas, entre outros.

Vantagens da virtualização

Para o usuário comum, a virtualização tem grandes vantagens quando aplicada para um cenário específico, como nos exemplos que mencionamos anteriormente: usar Windows no macOS, testar apps antigos ou criar uma instância com Linux no PC. Além disso, aplicações como o VirtualBox são de boa qualidade e completamente gratuitas.

No entanto, a principal vantagem da técnica está no uso profissional. Em grandes datacenters, a virtualização permite que um único servidor rode dezenas (ou centenas) de máquinas virtuais ao mesmo tempo, aumentando de forma exponencial a performance daquele servidor enquanto reduz custos.

Desvantagens e riscos da virtualização

A máquina virtual é uma instância isolada e não deve ter a capacidade de interferir no seu sistema real, de forma que não existem riscos inerentes à prática. No entanto, essa é uma técnica onerosa para o hardware e oferece dificuldades na hora de tentar criar e rodar uma máquina virtual em um computador mais simples.

Do ponto de vista de performance, máquinas virtuais tendem a oferecer desempenho bem inferior, já que acessam o hardware de forma indireta. É por conta disso que seu uso nem sempre é recomendado quando a aplicação que o usuário pretende rodar de forma virtualizada exige mais do sistema.

Qual é o melhor sistema operacional? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo