Um desafio para o olhar: porta ou praia? Usuários do Twitter começaram a especular sobre uma foto que viralizou na Internet desde anteontem, terça-feira (21), e ganhou outras redes sociais, como o Facebook. A imagem vertical provoca as pessoas a adivinharem se ela é um retrato de um dia ensolarado na praia ou uma porta fechada, com foco no batente. Ainda não está confirmada a sua origem, mas teorias se multiplicam na web. Vale lembrar que esse tipo de enigma é comum, um caso conhecido é a polêmica foto do vestido preto e azul ou branco e dourado, o qual motivou um debate entre os perfis. Outro, mais recente, é o áudio enigmático "Yanny ou Laurel", em que supostamente se podia ouvir os dois nomes.

Porta ou praia: foto polêmica agita a Internet com visual duvidoso (Foto: Reprodução/Twitter)

A curiosidade teria começado em um perfil do Twitter em espanhol, segundo o site Huffpost. A publicação se tornou popular na plataforma de mensagens instantâneas e atualmente, tem mais de 24 mil compartilhamentos e 56 mil curtidas. No entanto, outro usuário (@uglyviceroy) parece ter sido o primeiro a questionar a imagem, após divulgar o registro cerca de duas horas antes do indicado pelo site. Mesmo com mais tempo no ar, a pergunta dele só alcançou 500 retuítes e 785 curtidas até o momento.

Quer comprar celular, PC e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O argumento na web com mais elementos para desvendar o surgimento charada, se baseia na aproximação de detalhes da figura. Ao ver mais de perto, os pontos de sombra têm a forma de banhistas vistos à distância, o que solucionaria a questão. No entanto, esse esforçou não s

... e mostra convincente para todos os usuários. Uma parte deles têm a certeza de que, na verdade, se trata de uma porta azul com um batente verde e pregos sobre ele. Há duas versões do retrato, um com esses sinais sombreados e outro, sem nenhuma marca, o que pode influenciar a avaliação de quem vê. Até o momento, não se sabe qual deles é o oficial.

Vista da horizontal, foto com pontos escuros pode se assemelhar a um registro litorâneo (Foto: Reprodução/Twitter)

Afinal, o que é?

Dois especialistas da Adobe, Paulinho Franqueira e Eduardo Jordão fizeram testes no Photoshop a fim de descobrir qual é a imagem verdadeira. De acordo com a dupla, a maior probabilidade é de ser uma porta, possivelmente foi modificada para uma praia. "A primeira impressão é de que alguém ampliou muito uma imagem com baixa resolução e aplicou efeitos antes de pôr o que seriam 'pessoas/pregos'. A construção de pixels mostrou uma densidade diferente entre esses elementos e a imagem de fundo".

Outro fator também chamou a atenção dos profissionais durante a análise e ajudou a formar a crítica deles. Uma condição básica em fotos de litoral, nas quais a natureza costuma ter destaque, não podia ser observada ali. "Ao examinar outros aspectos da figura, o céu e o mar não parecem ter reflexos ou nuances, o que seria natural em uma foto de praia".

Vale ressaltar que a investigação feita por Franqueira e Jordão é uma hipótese sobre o caso, a partir de uma observação técnica. Para confirmar a veracidade da imagem é preciso saber a fonte como, por exemplo, o fotógrafo ou a página em que o registro foi postado originalmente.

Via Huffpost



>>> Veja o artigo completo no TechTudo