O VLC Media Player é um reprodutor de mídia bastante completo, com suporte a uma variedade de formatos de vídeos, músicas, podcasts e até streaming, além de disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iPhone (iOS). Apesar de o programa ser popular, muitos de seus usuários podem não conhecer recursos mais avançados na utilização do software.

O TechTudo já mostrou alguns deles anteriormente, como a conversão de vídeos ou a manipulação de legendas. Confira, na lista a seguir, outros cinco truques escondidos no VLC Media Player e aproveite ao máximo o programa no seu PC ou Mac.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Equalização gráfica de músicas

O VLC é mais lembrado como um player de vídeos, mas o programa é um reprodutor de mídia bem abrangente. É possível não apenas escutar músicas, mas ainda fazer playlists e usar efeitos de áudio. O software tem uma ferramenta para a equalização do som. Para ter acesso, acesse “Ferramentas” e, depois, vá até “Efeitos e Filtros”. Na janela que será aberta você poderá ajustar a qualidade do áudio e mexer na equalização, compressão, espaçamento, entre outras configurações.

2. Normalização de áudio

Outra possibilidade para melhorar a qualidade de som das músicas que você escuta é a normalização, uma função que faz um equilíbrio automático do volume de toda a faixa. Acesse “Ferramentas” → “Preferências” → “Áudio” e marque a opção “Equilibrar volume para”. Essa configuração pode ser habilitada uma vez e valerá para a reprodução de áudios e também vídeos.

3. Repetição de um trecho

A maioria dos media players permite a repetição constante de um arquivo, mas se por algum motivo você precisar reproduzir repetidamente apenas um trecho de uma faixa de áudio ou de um vídeo, o VLC tem um recurso perfeito para criar o loop. Com o arquivo aberto, vá até o menu “Exibir” e ative a opção “Controles Avançados”. Novos botões vão surgir na interface do programa.

Coloque o áudio ou o vídeo na parte em que deseja que o loop comece e clique no botão com as letras A e B unidas por uma seta. A primeira letra ficará na cor laranja, marcando o ponto A. Em seguida, selecione o final do trecho a ser repetido e clique mais uma vez no botão. Agora, as duas letras estarão laranja, indicando que a reprodução em loop está ligada. Para desligá-la, basta apertar esse mesmo botão de novo.

4. Aplicação de marca d’água

Precisa adicionar um logo ou uma marca d’água a um vídeo? Bem, não é necessário instalar um editor de vídeos apenas para isso. Com o VLC, é possível inserir uma imagem a um vídeo. Para acessar a ferramenta, siga o caminho “Ferramentas” → “Efeitos e Filtros” → “Efeitos de vídeo” → “Sobreposição”. Depois, selecione a opção “Adicionar logotipo” e escolha uma imagem salva no computador. Você pode ainda usar os controles para adequar o posicionamento e a opacidade.

Esse procedimento, porém, mantém a marca d’água apenas enquanto o programa estiver aberto. Para salvar o vídeo modificado, é preciso usar outro recurso do VLC, que permite a gravação dos clipes em exibição. No menu “Exibir”, ative os “Controles Avançados” para visualizar novos botões na parte inferior da janela do software. Aperte o botão com um círculo vermelho para iniciar e, posteriormente, para finalizar a captação.

5. Mais funções com as extensões

Para quem quer ir além das funções nativas do player, o VLC oferece ainda a instalação de extensões. Há um catálogo enorme (addons.videolan.org), que inclui recursos como busca de legendas, pulo de créditos nas séries e exibição de informações sobre o

... vídeo ou música em reprodução. Para ter as extensões, o primeiro passo é baixar os respectivos arquivos no site do acervo, todos no formato “.lua”.

No Windows, para realizar a instalação de uma extensão, é necessário colocá-la na pasta correta dentro do sistema. Acesse o Disco Local e então “Arquivos de Programas” → “VideoLAN” → “VLC” → “lua” → “extensions”. Pronto, é só colar o arquivo e reiniciar o programa. As novas funções ficarão disponíveis no menu “Exibir”.

Player de DVD MPC-HC já vem no Windows 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo