Os jogadores de Overwatch podem assumir três funções diferentes no game: tanque, DPS e suporte. Na Overwatch League, na Overwatch Contenders ou na Copa do Mundo de Overwatch, os times formulam suas estratégias de acordo com as funções de cada player e especificações dos heróis. O TechTudo preparou um especial para explicar as obrigações e características dos tanque, DPS e suporte no título da Blizzard.

Tanque

Com sua poderosa armadura, Reinhardt é um dos principais heróis tanque de Overwatch (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

O tanque lidera o caminho para a sua equipe. Por ter saúde alta, sua função é absorver o dano do time adversário, enquanto se engaja em confrontos para abrir espaços e permitir o avanço dos companheiros. A função de tanque é feita pelo principal tanque do time, que é capaz de proteger a todos com escudos. D.Va, Orisa, Reinhardt, Winston e Wrecking Ball são tanques principais.

Já Roadhog e Zarya são tanques secundários, pois não têm formas de proteger os companheiros em grupo, algo que Zarya pode fazer apenas individualmente. Entretanto, ambos têm habilidades regenerativas que permitem sobreviver ao dano recebido.

Atletas que jogam como tanque: Chan-Hyung "Fissure" Baek, Luis Galarza "iRemiix" Figueroa e Pan-Seung "Fate" Koo

... a>

Dano

Genji é um dos DPS favoritos devido seu conjunto de habilidades ágil e super efetivo (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

O DPS (de damage per second) deve garantir as eliminações para o time. A função de DPS sempre causou muita discussão na comunidade de Overwatch, pois existem jogadores que usam personagens de defesa no ataque, devido a sua capacidade de causar dano de área.

Assim, após a atualização 1.25, os heróis de defesa e ataque foram agrupados em uma única função. Agora, a função de Dano reúne tanto os heróis que causam dano de área, quanto os heróis que causam dano a um único alvo. Bastion, Doomfist, Genji, Hanzo, Junkrat, McCree, Pharah, Reaper, Soldado: 76, Torbjörn, Tracer e Widowmaker são DPS.

Sombra e Symmetra, reformulada recentemente, são DPS, porém têm a eficiência ligada à uma boa comunicação e coordenação do time. Mei, por sua vez, é considerado um híbrido de DPS e tanque.

Atletas que jogam como DPS: Josue "Eqo" Corona, Lane "Surefour" Roberts e João Pedro “Hydration” Veloso de Goes Telles

Suporte

Filha de Torbjörn, Brigitte foi uma das mais recentes adições ao elenco de personagens de Overwatch (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

O suporte é a espinha dorsal da sobrevivência do time. Sua missão é apoiar os companheiros por meio de cura, aumentando a velocidade de movimento, o dano causado ao time adversário, provendo linha de visão dos inimigos e fogo de supressão por meio de torres. Ana, Lúcio, Mercy, Moira e Zenyatta são suportes.

Brigitte também é considerada um híbrido de suporte e tanque. Sua habilidade de cura (Kit de Reparos) é limitada à um aliado por vez, e o esfriamento (cooldown) da mesma leva algum tempo. Ela compensa isso com uma pequena barreira que protege a si e os aliados próximos, e a habilidade (Golpe de Escudo) de atordoar os inimigos.

Atletas que jogam de Suporte: Seong-Hyun "JJonaK" Bang, Nikola "sleepy" Andrews e Seung-Tae "Bdosin" Choi



>>> Veja o artigo completo no TechTudo