A Magazine Luiza lançou na última semana a campanha "Magalu Dinheiro de Volta", que oferece cashback na compra de produtos selecionados pelo aplicativo para Android e iPhone (iOS). A prática consiste em obter parte do dinheiro gasto na plataforma por meio de depósito na carteira virtual Magalu Pay, que é ativada gratuitamente pelo app da empresa de varejo. A quantia resgatada com o cashback pode ser usada para fazer compras na Magazine Luiza, realizar transferências ou pagar contas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o "Dinheiro de Volta Magalu"?

Clientes que não tiverem acesso ao Magalu Pay no momento da compra podem resgatar o dinheiro do cashback no futuro, já que o valor é guardado em forma de crédito e depositado após a abertura da conta pelo usuário. É possível ativar a carteira virtual da Magazine Luiza na página inicial do aplicativo, com um toque sobre o banner "Magalu Pay", que é exibido no topo da tela. Então, basta seguir as orientações, que consistem em confirmar o número de celular cadastrado no app e informar o código de segurança enviado por SMS.

Vale destacar que o aplicativo indica com o selo "você recebe de volta" os produtos válidos para cashback, de forma que não é necessariamente toda compra na Magazine Luiza que dá dinheiro. As categorias disponíveis na campanha englobam itens de mercado, eletroeletrônico, roupas e mais.

Segundo o diretor-executivo de e-commerce da Magazine Luiza Eduardo Galanternick, a criação do sistema de cashback é uma estratégia para desenvolver o super app Magalu: "Temos todas as condições de ser a empresa que vai popularizar o pagamento digital no Brasil".

Super apps são aplicativos que reúnem diversos serviços e funções em apenas uma plataforma. Outro exemplo desse tipo disponível no Brasil é o Banco Inter. Além de oferecer serviços bancários, é possível realizar compras em diversos segmentos dentro do app, como tecnologia, viagem, entretenimento, entre outros. O Rappi segue a mesma linha: apesar de ser mais conhecido pelo serviço de entregar "qualquer coisa", o aplicativo também oferece jogos, uma carteira digital, transmissões ao vivo e streaming de música.

Mas, afinal, o que é cashback?

Cashback (em português, "dinheiro de volta") consiste em um método de compras online que permite ao cliente recuperar parte da quantia investida em um produto ou serviço. A prática geralmente está presente em aplicativos de carteira digital, que permitem pagar contas com o valor resgatado. Além da Magalu, também há os apps de cashback Ame Digital, Méliuz e PicPay.

A principal diferença entre os serviços, em comparação com o cashback da Magazine Luiza, é que essas empresas fazem parceria com outras organizações, de forma que o usuário realiza a compra em lojas terceiras. No app Ame Digital, ainda é possível trocar os créditos por passagem de ônibus e contratação de serviços de transporte. Com o PicPay, os usuários podem receber dinheiro de volta pagando contas.

Os concorrentes, em geral, estabelecem o valor do cashback por porcentagem (2%, 5%, 10%

... ou até mais dependendo da promoção), enquanto a Magalu determina a quantia do resgate de acordo com preço de cada produto.

Segundo a empresa, o dinheiro da Magazine Luiza fica disponível para os clientes 20 dias após a compra, enquanto o Ame Digital permite recuperar o valor em 30 dias. A Méliuz devolve a quantia resgatada em até sete dias após a confirmação da transação. Enquanto isso, o Picpay realiza o retorno logo após o pagamento de contas ou depois da compra em estabelecimentos parceiros.

Amazon BR entrega no Brasil como qualquer loja brasileira? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo