O IGTV, plataforma de vídeos do Instagram, só aceita vídeos em formato vertical. A novidade permite a criação de canais e a postagem de vídeos longos de até 10 minutos (ou 1 hora para contas verificadas. Para fazer produções mais elaboradas com o celular Android ou iPhone (iOS), confira uma lista de aplicativos de gravação e edição de vídeos na vertical, inclusive, disponibilizando o corte de imagens originalmente horizontais para esse formato.

IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

1. InShot

O InShot é um app que edita e posta fotos e vídeos no Instagram. No caso dos vídeos, é possível aplicar filtros e efeitos, adicionar bordas, textos e desenhos, cortar e unir clipes, alterar a velocidade, inserir músicas de fundo e ainda redimensioná-los. Portanto, pode ser uma boa opção para adaptar vídeos para o formato vertical. O software é gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS).

... 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">

O app InShot permite adicionar frases estilizadas, além de editar vídeos (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

2. Quik

O Quik App é um aplicativo gratuito para Android e iPhone (iOS), além de macOS e Windows, que oferece templates para facilitar a edição de vídeos. Ele ajuda a encontrar as melhores partes das filmagens e permite manipular as imagens de forma bem prática. Inclui transições, cortes, vinhetas e adição de texto, fotos, músicas, entre outros recursos que deixam seu vídeo com uma cara profissional. O Quik pertence à GoPro e tem integração com o app da câmera de ação.

Quik é o editor de vídeos da GoPro (Foto: Divulgação/Quik)

3. Vigo Video

Vigo Video é um aplicativo que funciona como uma rede social para criar e compartilhar vídeos curtos, mas ele também oferece a possibilidade de compartilhar as produções em outras plataformas, incluindo o Instagram. Há diversos recursos de edição, como filtros divertidos para selfie, efeitos especiais, funções para corrigir imperfeições do rosto, adição de trilha sonora e alteração da velocidade da gravação. Gratuito para Android e iPhone (iOS), o app ainda permite ganhar dinheiro com conteúdos populares.

Tutorial mostra como usar as funções do aplicativo Vigo Video (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

4. Hyperlapse

Esse é o app oficial do Instagram para criar facilmente vídeos de time-lapse. Com ele, é possível transformar horas de filmagem em minutos ou segundos, produzindo aquele efeito especial de vídeos do gênero. Grave até mesmo com o celular na mão, em movimento, e o software fará a estabilização das imagens. O Hyperlapse é grátis e está disponível apenas para iPhone (iOS).

Crie time lapses no iPhone com Hyperlapse (Foto: Divulgação/Instagram)

5. Vue

Gratuito, o Vue é uma câmera e um editor de vídeo para smartphones Android e iPhone (iOS). Bem completo, o aplicativo conta com filtros, corte e redimensionamento, adesivos, GIFs, músicas, estabilizador de imagem e uma série de outras ferramentas para o usuário produzir montagens, incluindo suporte a vídeos verticais.

App Vue é grátis e suporta vídeos na vertical (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

6. Overvideo

O Overvideo é focado na aplicação de textos estilizados e música aos vídeos. Grátis e exclusivo para iPhone (iOS), o app trabalha com clipes na vertical e também oferece alguns efeitos especiais. O software é simples de usar e facilita o compartilhamento das criações nas redes sociais.

Overview permite adicionar música e editar vídeos (Foto: Reprodução/Overview)

Como resolver erro de GIFs no Instagram Stories? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo