O Dia das Mães — data comomerada no segundo domingo do mês de maio — chegou e o Facebook preparou algumas novidades na rede social, incluindo a volta do Gratidão. De acordo co a rede social, em 2016, a data georu mais posts em um único dia do que qualquer outro assunto. No total, foram mais de 105 milhões de publicações. Também no ano passado, o Brasil foi o segundo país que mais gerou conteúdo sobre o tema, logo depois dos Estados Unidos.

Em 2017, o destaque é a volta do botão “gratidão”, que estreou em 2016 no mesmo período. Além dele, há outras três formas que o Facebook encontrou para homenagear as mães online. Veja tudo o que a rede social reserva para a data.

Botão da florzinha volta para o Facebook (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

App do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Botão Gratidão — Florzinha

Entre sexta-feira (12) até a próxima terça-feira (16), a reação de gratidão volta a ficar disponível no feed dos usuários do Facebook. Funciona da mesma forma que no ano passado, quando foi vista pela primeira vez: além das reações como curtida, amor, risada, surpresa ou tristeza, uma margarida roxa/lilás também aparece para simbolizar o sentimento de gratidão, nos posts da rede social.

... f-container__gif-icon">

Botão gratidão volta ao Facebook no Dia das Mães (Foto: (Foto: Divulgação/Facebook))

Especiais Dia das Mães

O Facebook vai reunir uma série de ações para os usuários mimarem suas mães pela plataforma. De sexta-feira (12) e terça (16), a rede social irá enfeitar comentários do feed, fotos e vídeos dos usuários com máscaras e molduras.

Máscaras e molduras temáticas

Câmera do Facebook traz novos enfeites temáticos (Foto: (Foto: Divulgação/Facebook))

No Dia das Mães, a câmera do aplicativo do Facebook no celular trará novas máscaras e molduras coloridas com tema. Para usar nas suas fotos em família, basta deslizar para a direita na tela do Feed de Notícias no seu smartphone.

Cartões personalizados

Crie um cartão para sua mãe (Foto: (Foto: Divulgação/Facebook))

Neste domingo (14), uma mensagem feed desejando um feliz Dia das Mães irá convidar usuários a compartilhar um cartão online. Entre as opções, o Facebook inclui versões personalizáveis nas quais será possível usar uma foto à escolha.

Bônus: vídeo no Google Fotos

Crie um filme do Dia das Mães no Google Fotos (Foto: (Foto: Reprodução/Google Fotos))

O Google também anunciou uma homenagem ao Dia das Mães. Para facilitar a vida dos filhos e filhas, já é possível selecionar fotos e vídeos no Google Fotos para criar um vídeo de forma rápida. A única coisa que o usuário deve fazer é reconhecer manualmente o rosto da mãe no aplicativo para que o sistema edite o filme automaticamente. Veja o tutorial e aprenda a usar o recurso.

Como saber quem viu minha foto no Facebook Messenger Day? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo