O Facebook está testando um recurso para que o usuário possa ocultar publicações que contenham determinados termos, em uma espécie de modo "Soneca". Segundo o anúncio da novidade, feito pela rede social nesta quarta-feira (27), será possível evitar posts que tenham algum conteúdo indesejado.

Por exemplo, caso não queira ler informações sobre o último episódio de uma série ou filme a que ainda não assistiu, o usuário poderá esconder as postagens de qualquer pessoa, página ou grupo com o termo selecionado por um período de 30 dias, evitando os spoilers. A função ainda se encontra em fase de testes e não está disponível para todas as contas do Facebook.

Função do Facebook ajuda a evitar spoilers (Foto: Reprodução/TechCrunch)

Uma ferramenta para esconder temporariamente todas as publicações de um amigo ou uma página já existe na plataforma desde janeiro deste ano. Assim como esse recurso, a função experimental será acessada no menu localizado no canto superior direito de cada post. Para ativar a configuração, é preciso encontrar uma postagem que contenha a palavra-chave referente ao tema a ser evitado. Ao tocar sobre “Colocar palavras-chave deste post em modo Soneca por 30 dias” e escolher um nome, você não verá mais o assunto em sua linha do tempo. Vale notar que a funcionalidade, porém, não afeta os anúncios.

... v>

Algumas pessoas podem querer maior segurança e, antes de serem pegas de surpresa com um spoiler de Game of Thrones, já garantirem que eles não vão aparecer no feed de notícias. De acordo com um representante do Facebook em entrevista ao site americano TechCrunch, a rede social já está trabalhando nisso. Em breve, devem ser adicionados recursos para ocultar previamente um termo e ainda uma lista de palavras-chave recorrentes.

Enquanto a ferramenta ainda está em fase de testes, para evitar spoilers usuários do Facebook devem recorrer a soluções de terceiros, como extensões para navegador.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo