O Dropbox lançou nesta quinta-feira (15) a ferramenta Paper para edição colaborativa de arquivos no serviço de nuvem. Com o recurso, vários usuários podem editar ao mesmo tempo um mesmo documento e cada pessoa é indicada por um cursor com cores diferentes. A função não é uma novidade em serviços web e tem formato semelhante ao Google Docs e ao Microsoft Word, do pacote Office 2016. Por enquanto, quem quiser experimentar a novidade precisa se cadastrar na lista de espera ou receber um convite especial. 

Dropbox ganha chave de verificação física U2F; veja como usar

Dropbox lança o Paper, recuso para edição colaborativa (Foto: Divulgação/Dropbox.)

Com o recurso, os internautas podem produzir um documento de forma conjunta, em colaboração com a equipe, de forma simples e rápida. As ações são mais básicas e estão disponíveis três tipos de fontes e tamanhos de letras para elaborar o texto. Além disso, é possível formatar o arquivo com citações e ainda usar funções de itálico, negrito e sublinhado.

O Paper também permite adicionar fotos e vídeos em galerias. Se o usuário inserir um link do YouTube no documento, por exemplo, será aberto um player completo multimídia. Além disso, a ferramenta tem integração com arquivos de áudio, playlists do Spotify e SoundCloud.

É possível fazer um cadastro para ficar na lista de espera do Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na interatividade, há ferramenta para mencionar contatos usando o “@” antes do nome do usuário, como acontece em algumas redes sociais. Também é possível comentar ações usando adesivos divertidos. Um dos destaques do Paper é o suporte a diversos formatos, como dados do Microsoft PowerPoint e Excel. O Google Docs, concorrente projetado pelo Google, também tem integração na plataforma.

Na organização dos documentos, uma ferramenta está disponível para criar atalhos de favoritos e pastas específicas. Cada documento mostra o avatar com a foto dos integrantes para a edição. É possível acessar as atividades em ordem cronológica de todos os arquivos.

... ropbox)" height="422" width="695">Paper oferece interações divertidas com adesivos para usuários (Foto: Divulgação/Dropbox)

Para entrar na fila e usar o Paper, é possível enviar uma solicitação na página do Dropbox (dropbox.com/paper), com as credenciais de login e senha. Após a inscrição, o desenvolvedor promete enviar um e-mail quando a ferramenta estiver disponível.

Ainda não há data para o lançamento da versão final do Paper. Por enquanto, o recurso está disponível apenas em inglês e o Dropbox já confirmou que a ferramenta terá um aplicativo para dispositivos móveis. 

Via Engadget

Qual é o melhor serviço de compartilhamento? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo