A Apple liberou, nesta segunda-feira (28), o iOS 13.2, segunda grande atualização do sistema do iPhone lançado no último mês. A nova versão traz 59 novos emojis ao dispositivo da maçã, além de configurações de privacidade aguardadas para a Siri — em julho, uma publicação do The Guardian revelou que que funcionários terceirizados estariam escutando gravações privadas de usuários. Também estão disponíveis o iPadOS 13.2, sistema do iPad, e o tvOS 13.2, que roda na Apple TV.

A atualização é a quinta liberada após o lançamento do iOS 13. Pouco mais de uma semana depois, a Apple lançou o iOS 13.1, que adicionava novas funções e corrigia algumas falhas. Outros bugs foram solucionados nas versões 13.1.1, 13.1.2 e 13.1.3. Para baixar a nova versão, usuários devem acessar o menu "Ajustes", tocar em "Geral" e selecionar "Atualização de software" — o sistema é compatível com dispositivos a partir do iPhone 6S.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Novos emojis

Entre as figurinhas que chegam ao iOS 13.2 estão novas opções de alimentos e de objetos, além de mais variações de tons de pele e gênero, incluindo opções sem gênero definido. Uma das novidades é a mão beliscando, chamada de "pinching hand". Quando anunciada, a figura ganhou conotação sexual e virou piada na Internet, sendo apelidada de "mixuruca".

Também foram incluídas no novo pacote algumas opções de acessibilidade, incluindo pessoas em cadeiras de rodas manual e mecanizada, outras falando em "sinal surdo" — linguagem equivalente a Libras no Brasil — e figuras humanas andando com bastão branco (pessoas com deficiência visual). Também será possível combinar casais de forma manual, de modo a permitir a mistura de tons de pele.

A atualização traz ainda novos animais, como a lontra, o bicho-preguiça, o gambá, o orangotango e o flamingo, além de itens diversos, como waffle, falafel, cebola, alho, ostra e caixinha de suco e mate. Figuras como cubo de gelo, estetoscópio, navalha, planeta, banjo, machado, colete de segurança e gota de sangue também foram incluídos no iOS 13.2.

Opções de privacidade na Siri

O última versão do sistema do iPhone também traz opções aguardadas de privacidade para a Siri, assistente virtual da Apple. Após revelações de que funcionários terceirizados da Apple escutavam até mil gravações privadas de usuário por dia, a empresa adicionou opções que permitem não compartilhar áudios da assistente e do ditado. Caso o usuário desative o compartilhamento de dados, a marca passa a não ter acesso ao conteúdo gravado durante o uso da Siri e do Ditado.

A Apple garante que, caso o usuário decida permitir o acesso às suas gravações, apenas funcionários da empresa poderão ouvir seus áudios, e não mais terceirizados. Com o update, também passa a ser possível apagar todo o histórico da uso da Siri e do Ditado, opção encontrada nas configurações da assistente virtual.

Deep Fusion

Muito aguardado por usuários dos iPhones 11 e 11 Pro, o Deep Fusion é um sistema de processamento de imagem utilizado pela câmera para deixar as fotos com maior qualidade e mais realistas. O recurso, disponível apenas nos modelos lançados este ano, usa inteligência artificial para combinar múltiplas imagens com diferentes exposições, além de fazer uma análise que promete melhorar a textura e reduzir o ruído do arquivo final. Outra mudança na Câmera do iPhone passa a permitir alterar a resolução de vídeos diretamente no app,

... sem a necessidade de acessar os Ajustes.

Outras funções

O iOS 13.2 também traz outras mudanças menores para o sistema do iPhone. Agora é possível apagar aplicativos utilizando o 3D Touch ou o Haptic Touch. Além das ações padrão de cada app, passa a ser visível uma opção de excluir o programa sem a necessidade de ativar a reorganização da tela inicial.

A função de anunciar mensagens com a Siri também está de volta ao iPhone, permitindo que usuários dos AirPods de segunda geração e de alguns modelos de fones da Beats escutem, sem desbloquear o smartphone, o conteúdo recebido por certos apps, como o iMessage. O novo sistema traz ainda suporte para o AirPods Pro, novo fone da Apple anunciado nesta segunda-feira (28).

iOS realmente vale a pena ou é status? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo