Thomas "Brolynho" Proença conquistou o oitavo título da carreira no Street Fighter V (o primeiro na versão Arcade Edition) ao vencer o Latin America South One, e se tornou o primeiro brasileiro a entrar no top 10 mundial da Capcom Pro Tour.

Usando o já tradicional Necalli na maior parte das lutas e surpeendendo ao jogar pela primeira vez de Alex num torneio da CPT, o carioca venceu o compatriota Elton "HKDash" Bego, do Espírito Santo, na grande decisão e garantiu 150 pontos no ranking mundial e da América Latina.

Brolynho venceu o Latin America South One e somou 150 pontos no ranking da Capcom Pro Tour (Foto: Divulgação/ELEAGUE)

Dispiutado no formato de dupla eliminação, o torneio online reuniu vários pro players da América do Sul, mas teve o top 8 dominado por brasileiros, como sete representantes (o único intruso foi o peruano Gonzalo "Picoro" Pikoro, que terminou em sétimo, ao lado Leonne "Pr3da" Batista).

Brolynho chegou a ser derrotado pelo também brasileiro Rennan "StunneR" Furtado e enviado para a parte de baixo da chave, mas conseguiu se recuperar ao vencer Picoro, Junior "Evil Dhalsim" Souza e chegar à semifinal dos perdedores contra StunneR.

... 667%;">

Com oitavo título da carreira no Street Fighter V, Thomas "Brolynho" é o primeiro brasileiro a entrar no top 10 da Capcom Pro Tour (Foto: Divulgação/FlipSid3 Tactics)

No confronto que denifiu a vaga para a final dos vencedores, o confronto entre a Cammy de StunneR e o Necalli de Brolynho foi disputado do início ao fim. Stunner começou melhor, usando a velocidade para pressionar e abrindo 2 a 1 na série melhor de 5 (MD5).

Na sequência, porém, o carioca mostrou por que é o considerado o melhor jogador sul-americano da atualidade, e se valeu do alto dano causado pelos combos de Necalli, especialmente com o V-Trigger ativado, para virar o confronto e fechar a série em 3 a 2.

A agressividade de Necalli ilustra bem o jogo de Brolynho (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Na final dos perdedores, que garantia ao vencedor uma vaga na grande final, Brolynho enfentou Phael "Zenith" Maia, que costuma controlar a distância nos combates com a personagem Menat. O confronto, no entanto, foi marcado pelo domínio do campeão, que manteve o estilo agressivo e sufocou Zenith do início ao fim, fechando a série MD5 num tranquilo 3 a 0.

Na grande final, Brolynho precisava resetar a tabela para garantir o título contra HKDASH, que vinha invicto no torneio e por isso tinha a vantagem de precisar vencer apenas uma das séries MD5. No primeiro confronto, o duelo entre Necalli e Bison foi marcado pelo grande equilíbrio nas lutas, mas o carioca acabou levando a melhor por 3 a 1.

No confronto decisivo, o atleta da FlipSid3 Tactics mostrou uma melhor leitura de jogo e dominou a série do início ao fim, fechando o confronto por 3 a 0 e garantindo o oitavo título da carreira na Capcom Pro Tour.

Este foi apenas o segundo torneio oficial de Brolynho no ano. No fim de abril, ele já havia garantido 40 pontos no ranking mudial com o terceiro lugar no Game Over 2018, evento disputado na República Dominicana e vencido pelo atleta local Christopher "Caba" Rodruguez. O triunfo consolida o carioca, que ganhou notoriedade internacional ao vencer duas vezes o sul-coreano Senwoo "Infiltration" Lee, como melhor jogador sul-americano da atualidade.

Brolynho vence Infiltration na Eleague (Foto: Divulgação/Eleague)

Em 2017, Brolynho conquistou cinco títulos da Capcom Pro Tour, incluindo os presenciais Fight in Rio, Lima Salty 4, Never Give Up e o tradicional Treta Championship. Em 2016, ele conquistou os títulos do Fight in Rio: Olympia e o evento online Latin America Two.

Nos próximos meses, Brolynho e outros jogadores brasileiros terão boas chances de garantir pontos importantes no ranking da Capcom Pro Tour, pois o Brasil receberá quatro eventos presenciais que integram a CPT.

Entre 21 e 22 de julho, será realizado o Fight in Rio. De 7 a 9 de setembro, será a vez do Treta Championship. Já Brasília receberá entre 19 a 21 de outubro o Jam Festival. No fim do ano, de 2 a 4 de novembro, São Paulo receberá o Latam Regional Finals, que garante ao vencedor uma vaga na Capcom Cup, torneio mais importante do calendário, vencido, em 2017, justamente por um representante da América Latina, o dominicano Saul "MenaRD" Mena.

Confira a entrevista exclusiva de Brolynho para o TechTudo:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo