O Google começou a bloquear a Google Play para celulares sem certificação da empresa. A proibição vale para os Google Apps, o pacote de aplicativos da gigante das buscas, que inclui Gmail, Maps e a própria loja oficial do Android. A restrição é resultado de uma política mais seletiva da companhia com fabricantes de smartphones que não seguem os padrões de desenvolvimento do software. A medida tende a afetar, principalmente, celulares de marcas desconhecidas, clones e modelos piratas. Além disso, resvala em smartphones com ROMs customizadas.

Celulares Android não-certificados começam a perder acesso à Google Play (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Apesar do Android ser um sistema de código aberto, o Google sempre exigiu o cumprimento de padrões de desenvolvimento para aparelhos que rodam o software. A cada nova versão do sistema lançada por algum fabricante (referidas como builds), a empresa ordena o cumprimento de testes de compatibilidade para liberar o acesso aos Google Apps. Grandes fabricantes como Samsung, LG, Motorola, Sony e Xiaomi submetem seus produtos pela certificação.

Até então, porém, o controle sobre o processo de licenciamento era menos restrito. Mesmo sem a certificação do Google, celulares e tablets de origem pouco conhecida poderiam ter acesso livre à Google Play sem seguir à risca os padrões de desenvolvimento. A mudança de postura do Google acompanha uma tendência crescente da empresa de preocupação com a segurança do Android, que é alvo recorrente de

... vulnerabilidades.

Segundo o XDA Developers, uma fonte ligada à indústria afirma que a política mais restrita do Google com fabricantes de smartphone vem desde o ano passado. A companhia teria alertado com antecedência sobre as mudanças. O processo de bloqueio automático de todos os aparelhos não certificados teria sido iniciado no último dia 16 de março. Os celulares bloqueados passam a exibir um alerta em tela cheia avisando sobre a restrição.

Até mesmo versões customizadas famosas do Android, como o LineageOS (antiga CyanogenMod), podem ativar o bloqueio da Google Play no celular. Nesse caso, o Google oferece uma maneira de desativar a restrição, desde que o usuário saiba manusear o comando ADB no computador. Para obter a licença em um celular genuíno com uma ROM customizada instalada, é preciso obter o Android ID do aparelho via ADB e enviar a informação na página google.com/android/uncertified.

Como o celular é bloqueado pela Anatel? Descubra no Fórum do TechTudo.

Via XDA Developers



>>> Veja o artigo completo no TechTudo