O CEC (sigla em inglês para "Controle de Eletrônicos de Consumo") é uma das funções mais usadas, e mesmo assim desconhecidas, do HDMI. Em modelos compatíveis, o recurso permite que televisores e os aparelhos conectados às suas portas HDMI possam "conversar" entre si. Ou seja, o CEC sincroniza funções como volume, aprimoramentos de imagem e outros ajustes.

No texto a seguir, o TechTudo explica como funciona o HDMI-CEC. Descubra como identificá-lo em diferentes marcas de TV, além de conferir como o recurso pode tornar mais prático o uso de aparelhos, como consoles de videogame ou set-top boxes.

O que é o HDMI-CEC?

Embora exista desde que o conector foi criado, o CEC só se tornou amplamente conhecido nos últimos anos, com a popularização dos eletrônicos que utilizam portas HDMI. Nestes aparelhos, a função permite que o dispositivo receptor, normalmente uma TV, receba comandos automáticos do dispositivo fonte, que pode ser qualquer eletrônico conectado ao televisor.

Na prática, é graças ao HDMI-CEC que periféricos como um Chromecast, por exemplo, conseguem ligar, sem a ajuda do usuário, à TV em que estão conectados – além de deixá-la pronta para a reprodução do conteúdo. Sem o recurso, seria necessário ligar o periférico, ligar a televisão e, então, configurá-la para a porta HDMI correspondente.

Além de permitir que ambos os aparelhos se comuniquem, com sincronização de volumes, aprimoramento de imagem, de som e até seu funcionamento – ligando e desligando juntos, o CEC permite que um só controle remoto seja utilizado para diferentes equipamentos. Como exemplo, é possível citar o uso de uma TV no reprodutor Blu-Rayligado a ela.

Como funciona?

Para enviar e receber comandos entre os dispositivos, o CEC utiliza o décimo terceiro dos 19 "pinos" presentes em um conector HDMI. Contudo, diferentemente dos pinos que transmitem os sinais de vídeo e áudio, o componente dedicado ao CEC pode funcionar mesmo quando o dispositivo está desligado. Sem esta característica, o recurso não seria capaz de ligar novamente os aparelhos.

Além disso, para que eletrônicos de diferentes marcas e modelos se comuniquem, o CEC também utiliza um protocolo universal – isso permite que dispositivos compatíveis falem sempre "o mesmo idioma". Este protocolo, por sua vez, foi definido junto com a criação do padrão HDMI, e ganha novos comandos sempre que o conector é atualizado.

Os diferentes nomes dados ao CEC

Apesar de ter um protocolo universal, funcionando da mesma forma em todos os dispositivos compatíveis, o CEC pode receber diferentes nomenclaturas – nomes comerciais dados pelas fabricantes a fim de promover o recurso em seus aparelhos. Na lista abaixo, confira como o CEC é chamado por cada uma das marcas de TV:

  • Samsung: Anynet+;
  • Sony: Bravia Link, Bravia Sync, Control for HDMI;
  • LG: SimpLink;
  • AOC: E-link, CEC;
  • Philips: EasyLink;
  • Toshiba: CE-Link, Regza Link;
  • Panasonic: Viera Link, EZ-Sync, HDAVI Control

Em outros dispositivos, que não sejam T

... Vs, o CEC ainda pode receber outros nomes. Mesmo assim, o mais importante é verificar se o modelo de sua TV suporta a funcionalidade e, então, ativá-la nas Configurações.

Com o CEC habilitado, o esperado é que qualquer dispositivo lançado nos últimos quatro ou três anos, e que se conecte via HDMI, seja capaz de controlar as funções básicas da TV ou Home Theateronde está conectado.

Quais os melhores apps para transformar o smartphone em controle universal? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo