O Helio P70, cotado para ser o novo processador intermediário da MediaTek, apareceu em seus primeiros testes no AnTuTu, um dos mais populares aplicativos de benchmarking. O chip obteve pontuação média superior a 150 mil pontos, ultrapassando outros modelos de gama média, como o Snapdragon 660, fabricado pela Qualcomm, e do Exynos 7872, da Samsung.

A expectativa é de que o Helio P70 chegue para brigar com o Snapdragon 670, processador com algumas informações vazadas em dezembro e que chamou a atenção pelas supostas configurações. Ambos os modelos ainda não foram confirmados e devem ser anunciados oficialmente durante a MWC 2018 (Mobile World Congress), em fevereiro.

MediaTek tem forte presença no Brasil (Foto: Divulgação/MediaTek)

Em 2017, a MediaTek anunciou que ia dar uma pausa na fabricação de processadores high-end, focados em smartphones premium, para concentrar esforços nos chips intermediários, voltados para celulares com preços maios acessíveis. Se confirmado, o Helio P70 seria um dos primeiros SoC lançados pela empresa já com essa estratégia incorporada.

O processador surgiu no AnTuTu com uma pontuação surpreendente, batendo modelos famosos lançados em 2017. Na média geral, ele conseguiu 156.905 mil pontos. Em comparação, o Snapdragon 660, presente no Asus Zenfone 4, faz 105.575 mil pontos. Já o Exynos 7872, chip recente anunciado pela Samsung, te

... m uma média em torno de 88 mil pontos. O Helio P70 pode apresentar um desempenho equivalente ao Snapdragon 821, usado no LG G6 vendido no Brasil.

A MediaTek ainda não divulgou detalhes sobre seu novo chipset. No entanto, os primeiros rumores apontam para um processador octa-core com quatro núcleos Cortex A73 de até 2,5 GHz, e outros quatro núcleos Cortex A53 operando até 2 GHz. Para os gráficos, o chip pode trazer uma GPU Mali G72 MP4, capaz de chegar até 800 MHz. Essas configurações devem proporcionar bom desempenho ao executar apps mais pesados no smartphone, bem como na realização de várias tarefas ao mesmo tempo.

O Helio P70 ainda traria suporte para câmeras de até 32 MP, modem cat 12 e compatibilidade com até 8 GB de memória RAM LPDDR4 – tudo isso fabricado 12 nm. Se estas especificações forem confirmadas, o processador seria um forte concorrente para o Snapdragon 670 que, em teoria, suportaria celulares com memória RAM de até 6 GB.

Como está em fase preliminar ainda não se sabe quais os smartphones devem vir com o Helio P70. Vale destacar que MediaTek tem forte presença no mercado brasileiro, com parceria com Motorola, LG e Samsung. O Moto C e o LG K10, por exemplo, são alguns dos celulares que contam com os chips da fabricante. Se confirmado, é provável que algum telefone com o novo processador também seja vendido por aqui.

Com informações: Gizmochina, GSM Arena e Weibo

Qual o smartphone com melhor processador? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo