O aplicativo do Microsoft OneNote para Android permite usar a câmera do celular para escanear documentos e converter a imagem em um arquivo PDF. A função é útil para quem prefere fazer anotações no papel, mas não abre mão de ter as informações sempre por perto.

Após a conversão, o arquivo é enviado para a nuvem e também pode ser compartilhado, no formato PDF, por email, WhatsApp e outros mensageiros.

OneNote no Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Passo 1. Abra o OneNote e toque sobre o ícone da câmera. Você também pode fazer isso se estiver dentro de uma nota, para adicionar o documento escaneado à anotação. Em seguida, toque em "Capturar uma foto".

... AT8B31HSHFZntoX/xAAeEQABAQkAAAAAAAAAAAAAAAACAAEDBBAREhMhUf/aAAgBAgEBPwEop+3V1VlPs//EACgQAAEDAgMIAwEAAAAAAAAAAAEAAgMEIRESEyIxMjNRYXHhJYGRkv/aAAgBAQAGPwLF2r5c/wBKnMBnJe8g7fZWbMPtb5f6RcypkvPq7QBx7KnqKtz3Me57crRw28okmpIws3T9rhKHxs4wONpQoI20UsWR2a7x0XJdu6rku/V//8QAIRAAAgEDBAMBAAAAAAAAAAAAAREAITFBEFFhgXGx0fH/2gAIAQEAAT8hKj31H9mAepMuxVtG/Ql80q47A4DwkrtYEAy6N2UAMKSnGZGnO7Gg1il8Ti0M/Dsc2m0BucjbPxM//9oADAMBAAIAAwAAABAC8GD/xAAcEQEAAgEFAAAAAAAAAAAAAAABABEhMXGBkbH/2gAIAQMBAT8QBIHjnfnNdxHSFUpiGf/EABsRAQACAgMAAAAAAAAAAAAAAAERQSExABBR/9oACAECAQE/EChsO86uWYsDHvJbd//EACAQAQEAAgIBBQEAAAAAAAAAAAERADEhQWFRccHR8fD/2gAIAQEAAT8Qjmoo1VAHsKB7mKg9ORUAa3EEw7T5/c/WVqpx8iRIIByHqFzYXwVWJcqVu+snKwxjrUgU8C6ju5+JhJmHBXlXccdCsMhogNUyMyg9Uvjxn8p8Z//Z">

Escaneando documento no OneNote (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Fotografe o documento que você quer escanear. Na parte superior da tela estão localizados os controles da câmera. Após capturar a imagem, toque sobre o botão de "check", à direita do ícone da lixeira.

Escaneando documento no OneNote (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Caso queira, você pode adicionar anotações abaixo do documento escaneado. Para converter a anotação em PDF, toque sobre o ícone de três pontos localizados no canto superior direito da tela. Depois, toque em "Compartilhar página".

Compartilhando anotação com documento escaneado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Selecione "PDF" e, no menu de compartilhamento, escolha o aplicativo ou contato para o qual você quer enviar o documento escaneado. Opte por "Salvar no Drive" para que suas anotações sejam armazenadas na nuvem do Google.

Compartilhando documento em formato PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Microsoft Office ou Google Docs? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo