O Google lançou esta semana uma atualização para o YouTube que permite aos usuários de smartphones com display em formato 18:9 visualizar os vídeos em tela cheia. O update 12.44 para iPhone (iOS) e 12.43 para Android adiciona o recurso "pinch-to-zoom" (algo como "pinçar para ampliar", em português) ao aplicativo para evitar que os vídeos fiquem com barras pretas nas laterais.

A proporção 18:9 é uma das maiores tendências entre os smartphones lançados em 2017. Ela está presente nos principais celulares top de linha lançados este ano, que contam com bordas mínimas. Além do iPhone X e do Galaxy S8, o Pixel 2 XL, o LG V30 e o OnePlus 5T também trazem display deste tipo.

Tela do Galaxy S8 tem proporção 18:9 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O aplicativo do YouTube usa o tradicional 16:9 como formato padrão. Antes da atualização, os vídeos em smartphones que trazem proporção maior tinham a visualização prejudicada, por conta das faixas pretas que preenchiam o restante do display.

Mesmo antes da atualização do app, o Google já tinha inserido a função para aproximar a imagem no Pixel 2 XL. A Samsung também conta com um recurso parecido no Galaxy S8 e

... no Galaxy Note 8. No entanto, smartphones de outras fabricantes não trazem essa configuração de forma nativa.

Com o update, basta fazer o movimento de pinça com os dedos na tela para ampliar a imagem. Entretanto, vale lembrar que o conteúdo sofrerá cortes nas bordas se o vídeo for filmado na proporção 16:9.

Com informações: BGR, Gadgets 360 e 9 To 5 Google

Como colocar legenda em vídeo do YouTube automaticamente? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo