Uma imagem de ovo se tornou a foto mais curtida do Instagram logo no primeiro mês do ano, batendo o recorde de likes que antes era de Kylie Jenner. Também em janeiro, o aplicativo foi inundado por posts do desafio “10 Years Challenge”, e teve um bug que mudou o idioma do app para inglês no iPhone (iOS).

Além disso, também fizeram sucesso entre usuários um filtro que simula janelas do Windows, o novo recurso “Neste dia”, e uma função que permite editar fotos que já estão na galeria. Confira a seguir os assuntos que mais chamaram atenção no Instagram no mês de janeiro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Foto de ovo bate recorde de likes

A foto de um ovo cru bateu o recorde de likes do Instagram em janeiro. O post foi feito com a intenção de superar as 18,3 milhões de curtidas em uma publicação da socialite americana Kylie Jenner. O objetivo foi alcançado rapidamente: em 10 dias, a imagem passou de zero para 27 milhões de likes na rede social. Atualmente, 51,8 milhões de usuário já deram like na foto da conta @world_record_egg. A postagem recordista de Jenner havia sido o anúncio do nascimento de sua filha, Stormi, em fevereiro de 2018.

2. #10YearChallenge

Na terceira semana do mês, tomaram conta do Instagram fotos com a hashtag #10YearChallenge (“Desafio dos dez anos”, em tradução livre). Usuários postavam imagens de 2009 a 2019 lado a lado para comparar momentos de vida diferentes. Aos poucos, a brincadeira se espalhou para outras redes sociais, como Facebook e Twitter, e provocou um disparo no número de buscas por fotos antigas do Orkut. A brincadeira, porém, também foi criticada por supostamente servir de pretexto para treinar inteligência artificial a reconhecer rostos.

3. Bug do Instagram em inglês

Um problema momentâneo no Instagram mudou o idioma do aplicativo para inglês no fim de janeiro. O bug atinge apenas usuários de iPhone logo após a atualização para a versão 78.0. A interface do app não fica em inglês por completo, somente algumas palavras da rede social foram alteradas. Outros países também foram atingidos pela falha no app, como Argentina, México, Alemanha, Itália, Espanha e Turquia. Restou para os usuários tentar corrigir saindo e entrando no app novamente ou por meio das configurações de idioma. Um truque é alterar a interface do Instagram para português, sem especificar se o dialeto é brasileiro ou europeu.

4. Filtro do Windows

Um filtro que simula janelas de versões antigas do Windows fez sucesso entre usuários da rede social em janeiro. Criado pelo designer George Kedenburg III, o filtro coloca no fundo dos Stories imagens do desktop clássico do sistema da Microsoft, incluindo programas como Winamp e Paint. Para usar o plano de fundo personalizado no Instagram, é preciso seguir a conta do criador ou replicar o material a partir dos Stories de um amigo.

5. ‘Neste dia’: posts antigos voltam ao Instagram

O recurso Neste Dia do Instagram permite compartilhar lembranças em forma de novos posts do Stories. A função é similar ao recurso de mesmo nome que já existia no Facebook, e oferece, diariamente, fotos e vídeos antigos que podem valer a pena republicar na rede social. As postagens ficam no ar por 24 horas e acompanham um link que leva at

... é a postagem original no perfil do usuário.

6. Filtros em fotos da galeria

Desde o último mês, o Instagram passou a liberar filtros em realidade aumentada em fotos que já estão na galeria. A novidade permite aplicar qualquer um dos efeitos disponíveis no Stories, incluindo os filtros de rosto, desde que a imagem capturada previamente tenha o rosto do bem enquadrado e focado. Antes, a rede social só mostrava o botão para usar filtros animados em fotos tiradas na hora pelo aplicativo.

Login no Instagram dá erro; o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo