The Legend of Zelda: Majora?s Mask 3D ? um remake do cl?ssico cap?tulo da s?rie lan?ado originalmente para o Nintendo 64. Sequ?ncia direta de Ocarina of Time, a nova aventura toma um ritmo muito diferente, sendo f?cil ter d?vidas e travar de vez em quando. Confira como jogar The Legend of Zelda: Majora?s Mask 3D no Nintendo 3DS.

The Legend of Zelda Majora?s Mask 3D: veja as mudan?as no cl?ssico

Veja como jogar The Legend of Zelda: Majora's Mask e evite encontrar destinos terr?veis (Foto: Reprodu??o/Siliconera)

Como jogar

O ponto principal da hist?ria de Majora?s Mask ? a assustadora Lua que paira sobre Termina, em rota de colis?o estimada para tr?s dias. Durante esse tempo, voc? precisa aprender o m?ximo que puder a respeito desse novo mundo, ajudar pessoas a resolver seus problemas e eventualmente conquistar quatro dungeons para despertar esp?ritos guardi?es.

Controles

Mover-se ? Circle Pad
Atacar ? B
Interagir ? A
Defender ? R
Travar c?mera ? L
Usar itens ? X e Y
Usar itens I e II ? Tocar nos quadros I e II
Usar Ocarina ? Tocar no ?cone da Ocarina
Abrir menus ? Tocar em Items ou Masks

Transforma??es

Durante a aventura, voc? consegue m?scaras que garantem a Link certas transforma??es. Cada uma delas ir? alterar seu jeito de controlar o her?i, diretamente na jogabilidade. Por exemplo, voc? pode receber novas formas de locomo??o e principalmente novos tipos de ataque.

A primeira delas, a transforma??o em Deku Scrub, permite que Link ataque rodopiando, disparando bolhas e jogando Deku Nuts quando voa. Ele tamb?m se torna super leve, al?m de ganhar a habilidade de pular na superf?cie da ?gua, ser lan?ado por plantas e voar por um tempo limitado. No total, h? quatro transforma??es durante o jogo.

Em sua forma de Deku Scrub o her?i Link perde algumas habilidades e ganha outras (Foto: Daily Motion)

Viagem no tempo

Logo no in?cio de sua jornada, voc? ir? recuperar a Ocarina of Time, uma ocarina que permite viajar no tempo em Majora?s Mask. Basta clicar no ?cone da Ocarina no canto inferior esquerdo e tocar a Song of Time: Y L R Y L R. Ao fazer isso, voc? ser? enviado de volta ao primeiro dia, faltando 72 horas para o impacto.

H? ainda duas m?sicas extras relacionadas ? viagem no tempo que s?o bastante ?teis. A Inverted Song of Time: R L Y R L Y, que faz os minutos passarem mais devagar (pode ser desfeita tocando de novo) e a Song of Double Time: Y Y L L R R, a qual permite que voc? avance para qualquer hor?rio ? frente.

Guardar dinheiro e perder itens

Quando voc? resolve voltar no tempo para o primeiro dia, v?rios dos seus itens estoc?veis ser?o perdidos, enquanto outros ficar?o intactos. Por exemplo, voc? perde todas as suas flechas, mas n?o o seu arco ou a capacidade de disparar flechas de fogo. O jogador tamb?m perde bombas, gravetos e conte?do de potes, mas sua cole??o de m?scaras continua l?.

A Song of Time permite voltar no tempo, mas alguns de seus itens s?o perdidos no processo (Foto: Siliconera)

Ao voltar no tempo, voc? tamb?m perde suas Rupees, a moeda do game. No entanto, ? poss?vel evitar isso ao guard?-las no banco. Basta voltar ? ?rea central de Clock Town e depositar seu dinheiro

... antes de tocar a Song of Time. A localiza??o do banco mudou no remake para se tornar mais pr?tico.

Resolvendo problemas

Outro item que o jogador recebe no in?cio de sua aventura ? o caderno Bomber?s Notebook. Ele mant?m um registro das miss?es que ele j? completou e de miss?es que ainda est?o em andamento. Al?m disso, o caderno registra rumores que indicam algum evento que seja merecedor de sua aten??o.

Converse bastante com as pessoas da cidade para que elas fiquem marcadas no caderno, com direito a uma pequena descri??o de quem s?o. O Bomber?s Notebook tamb?m mant?m um registro da rotina dessas pessoas. Dessa forma, l? fica marcado o que elas fazem em cada momento dos tr?s dias, para que voc? as encontre e entenda seus motivos.

Resolver problemas das pessoas ? uma boa maneira de progredir em Majora's Mask 3D (Foto: Siliconera)

M?scaras

A sua recompensa por resolver muitos dos problemas dos habitantes de Termina ser?o m?scaras especiais para usar no resto do jogo. S?o 40 m?scaras no total, al?m de contar com algumas que s?o completamente obrigat?rias. Voc? n?o precisa de todas para terminar a hist?ria, mas pode ganhar um extra se o fizer.

Al?m das m?scaras de transforma??o que alteram drasticamente a forma de Link, h? ainda uma s?rie com poderes especiais. Algumas t?m efeitos muito ?teis para toda a aventura, como a m?scara Bunny Hood que deixa voc? muito mais r?pido, enquanto outras t?m usos bem espec?ficos, como resolver certas miss?es.

A m?scara Bunny Hood aumenta bastante a velocidade de Link (Foto: Pocket Gamer)

Mapas

Para explorar bem as novas ?reas que pretende conquistar, voc? ir? precisar de mapas. Isso significa que ser? necess?rio interagir com um dos personagens mais estranhos do universo de The Legend of Zelda: o homem-fada Tingle. ? f?cil identific?-lo, vestido de verde e flutuando com um bal?o vermelho. Fure o bal?o com algum tipo de proj?til e voc? pode, ent?o, comprar um dos mapas dele. Os mapas n?o desaparecem quando o jogador volta no tempo.

Qual ? o melhor jogo da Nintendo? Comente no F?rum do TechTudo.

Como salvar o jogo

Uma das maiores mudan?as no remake de Majora?s Mask ? que agora voc? pode salvar o jogo com mais facilidade. Para isso, basta se aproximar de est?tuas em forma de coruja ou em formato de pena. Interaja com elas usando o bot?o A e escolha salvar seu progresso. N?o ? mais necess?rio voltar no tempo para salvar o game como no Nintendo 64.

Dicas

Caso em algum momento voc? fique travado na aventura, h? todo um sistema de dicas por v?deo integrado com o game. Basta ir na torre do rel?gio no centro de Clock Town, onde encontrou o vendedor de m?scaras pela primeira vez, e interagir com a Sheikah Stone que est? l?.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo