O iPhone será a próxima chave que destranca e liga o carro. É o que propõe a Apple com o anúncio do recurso batizado de Car Key. Ele foi apresentado nesta segunda-feira (22) junto com outras novidades da conferência WWDC 2020, voltada a desenvolvedores. A tecnologia usa a comunicação do tipo NFC para transmitir instruções ao veículo.

O Car Key possibilitará até mesmo emprestar a chave, com direito até a restrições de velocidade. O primeiro carro com suporte ao novo recurso será o BMW Série 5 2021, com o lançamento previsto para julho deste ano. Apesar do anúncio focado no iOS 14, a tecnologia também vai rodar em iPhones com iOS 13 e em modelos de Apple Watch.

Essa nova funcionalidade já havia sido cotada em rumores desde que a patente foi registrada em 2018 e publicada em dezembro de 2019. Para além disso, algumas pistas apareceram na versão beta do iOS 13.4 em fevereiro deste ano.

O sistema coordenado pelo já existente Apple Wallet permite destravar o veículo a partir da aproximação do aparelho com maçaneta ou outro local em que estiver localizado o leitor NFC. Existe a possibilidade de confirmar a ação com o Face ID ou Touch ID, mas também de ativar o Modo Expresso, sem que haja autenticação por biometria.

Para ligar o carro, será necessário aproximar o dispositivo do leitor NFC e depois pressionar o botão de ignição. O Car Key poderá conectar o veículo a um iPhone ou Apple Watch.

A tecnologia prevê que chave seja compartilhada digitalmente com a família ou com os amigos por meio do sistema de mensagens da Apple. Já a função “Restricted Driving” permite destravar e ligar o carro, mas determina limites na aceleração, na velocidade máxima e no controle de tração. Por fim, é possível remover o acesso à chave.

Ainda será possível acessar e dar partida no carro mesmo que a bateria do iPhone esteja perto do fim. De acordo com a Apple, celulares já com a bateria acabando terão ainda cinco horas para acionar o Car Key.

Em 2018 houve movimentações de fabricantes de smartphones e montadoras integrantes do Car Connectivity Consortium para desenvolver o que viria a ser o desbloqueio pelo NFC. Por sua vez, ele possibilita o Car Key. As marcas envolvidas nesse processo inicial eram Apple, Audi, BMW, General Motors, Hyundai, LG, Panasonic, Samsung e Volkswagen.

Apesar de ser novidade

... , é possível encontrar a função das chaves digitais em algumas montadoras, mas os aplicativos usados são disponibilizados à parte. Enquanto isso, a Apple implementou o diretamente no sistema, com direito a proteções de segurança graças ao Secure Enclave dos smartphones da marca.

Com informações de Engadget e The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo