O aplicativo de mensagens anônimas Whisper manteve seu banco de dados exposto na Internet desde o lançamento do serviço, segundo reportagem do The Washington Post publicada nesta terça-feira (10). As informações estavam disponíveis sem senha ou criptografia, e foram removidas da rede após o jornal americano entrar em contato com a empresa do aplicativo Whisper na segunda-feira (9).

O aplicativo, que se autointitula "o lugar mais seguro da Internet", é popular entre jovens por permitir o compartilhamento de confissões e conselhos. Especialistas em cibersegurança do The Washington Post estimam que era possível acessar quase 1 bilhão de posts de quase 900 milhões de usuários por meio do banco desprotegido. Os registros mais antigos datavam de 2012, ano em que o Whisper foi disponibilizado nas lojas virtuais para celulares Android e iPhone (iOS).

Semana do Consumidor 2020: quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A descoberta do banco de dados desprotegido foi feita por pesquisadores independentes, que informaram o vazamento ao The Washington Post. Entre as informações expostas na Internet estavam a localização dos posts dos usuários, informações de último login, idade, etnia, gênero, cidade natal e nome de usuário no Whisper.

Dados sobre grupos de usuários (com temáticas específicas, como sexualidade e fetiches) também estavam expostos na rede. O banco de dados não expunha o nome verdadeiro dos usuários, mas informações como endereço, gênero e idade poderiam ajudar a identificar a pessoa por trás das mensagens privadas.

Como o aplicativo é conhecido entre jovens, as coordenadas das publicações incluíam endereços de escolas, bairros domiciliares e polos empresariais. Segundo apuração do The Washington Post, era possível acessar dados de cerca de 1,3 milhões de usuários de 15 anos — a idade mínima para usar o Whisper é de 13 anos.

Em resposta ao The Washington Post, o Whisper afirmou que muitas destas informações eram públicas para os usuários do aplicativo, mas que "não foram pr

... ojetadas para serem consultadas diretamente". Após o jornal e os pesquisadores do grupo contatarem as autoridades e a empresa, o acesso às informações foi interrompido, e os dados dos usuários, removidos.

Sarahah: como usar app no PC ou computador? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo