Com o lançamento do iOS 11, a Apple apresentou para os usuários uma nova opção para comprimir fotos e vídeos: o modo "Alta Eficiência". Disponível a partir do iPhone 7, iPad (2017) e iPad Pro, o recurso torna mais leves as mídias criadas por esses aparelhos, permitindo economizar espaço por meio de um novo sistema de compressão.

A escolha de formatos, no entanto, não está disponível para dispositivos antigos, mesmo que eles sejam atualizados com a nova versão do sistema da Apple.

Novo formato permite reduzir o tamanho das fotos para economizar o armazenamento do iPhone e do iPad (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Por padrão, os dispositivos citados têm o codec HEVC ativado – no iOS, ele tem a nomenclatura "Alta Eficiência". A opção define o formato padrão para criar imagens e vídeos no iPhone e no iPad. Fotos ficam com o formato HEIF (High Efficiency Image Fomart), com extensão ".heic" e vídeos no formato HEVC (High Efficiency Video Compression), que mantém a extensão ".mov".

A codificação HEVC conta com mecanismos de compressão avançados que podem manter fotos e vídeos em alta definição gerando arquivos menores. Sendo assim, o padrão passa a ser uma alternativa aos formatos JPEG (imagens) e H.264 (vídeos), que ainda podem ser selecionados através do modo "Mais Compatível", como veremos adiante.

Compatibilidade de fotos HEIC

... div>

Assim como qualquer novo formato, a compatibilidade com outras plataformas, inicialmente, é uma barreira. No entanto, existe a possibilidade de conversão para outros formatos, que tornará as imagens compatíveis para outros sistemas. Atualmente, essas imagens não são suportadas em computadores com Windows, smartphones com Android e versões inferiores do iOS 11 e do macOS High Sierra (10.12).

Compatibilidade de vídeos HEVC (.mov)

Esse formato de vídeo é mais abrangente e recebe suporte no Windows 10, Android 5 ou posterior, iOS 11 e macOS High Sierra (10.13). Computadores e outros dispositivos com sistemas inferiores não poderão ler esse arquivo de vídeo.

Como o iOS fornece duas opções de formatos, é importante saber que ambos oferecem mídias em alta qualidade, e que a diferença está no tamanho do arquivo gerado. Para criar fotos e vídeos em alta qualidade e menores, escolha a opção "Alta Eficiência" para poupar o armazenamento de seu aparelho. Caso queira manter a qualidade e gerar arquivos com suporte em diversos aparelhos, escolha "Mais Compatível". Entranto, saiba que eles ocupam mais espaço.

Vale lembrar que apenas celulares com iOS 11 e processador A9 ou superior poderão criar mídias nesses formato, como citamos anteriormente.

Veja, no passo a passo a seguir, como escolher cada formato no iPhone.

Como acessar a escolha de formatos

Passo 1. Siga até os ajustes do sistema e acesse a opção "Câmera".

Caminho para acessar as opções para a Câmera em um iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Em "Formatos", escolha a opção "Alta Eficiência" para criar fotos e vídeos em alta qualidade que ocupam pouco espaço na memória interna.

Caminho para acessar a opção de formatos de captura para a câmera de um iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Comparativo de fotos nos dois formatos

Para mostrar a diferença de qualidade entre fotos feitas no modo "Alta Eficiência" e "Mais Compatível", fizemos um teste simples usando um iPhone 7. As imagens foram capturadas no mesmo local e com iluminação natural.

O tamanho do arquivo variou de 4,6 MB (.jpeg) para 4,2 MB (.heic). Parace pouco, mas em uma biblioteca repleta de fotos a diferença se torna significativa, o que permite reduzir bastante o espaço destinado as fotos. Veja o resultado a seguir.

Modo "Alta Eficiência" - Tamanho do arquivo 4,2 MB

Foto feita com um iPhone 7 no modo Alta Eficiência do iOS (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Modo "Mais Compatível" - Tamanho do arquivo 4,6 MB

Foto feita com um iPhone 7 no modo Mais Compatível do iOS (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Lembre-se que o novo fomato cria arquivos que podem não ser compatíveis com outros aparelhos. Ainda assim, fotos compartilhadas pelo Mail são automaticamente convertidas de HEIF para JPEG e você não precisa se preocupar se o destinatário consiguirá visualizar o arquivo.

Quais os melhores aplicativos para edição de foto? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo