Marcus Hutchins ficou conhecido mundialmente por ser o responsável por parar o WannaCry, ransomware que bloqueava dados e pedia resgate em bitcoins. Na quarta-feira (2), o "herói acidental" foi preso pelo FBI. O jovem foi detido em Nevada, nos Estados Unidos, enquanto voltava para casa após participar do Black Hat and Def Con, evento hacker global e anual que este ano acontece em Las Vegas.

O inglês de 23 anos foi preso acusado de estar envolvido em um ataque conhecido como Kronos. O malware circulou entre 2014 e 2015 e roubava informações bancárias com um arquivo malicioso enviado por e-mail.

Ransonware sequestravada dados dos computadores infectados (Foto: reprodução/Kapersky)

Ao todo são seis acusações contra Hutchins envolvendo o Kronos, entre elas o de criar e manter o malware. O vírus estava disfarçado de um arquivo Word anexado ao e-mail que, quando aberto, tinha a missão de coletar informações bancárias nos computadores infectados.

Hutchins ganhou fama internacional ao ser o responsável por parar o WannaCry. Ele descobriu uma forma de evitar que o ransomware se espalhasse pela internet. O vírus que sequestrava os dados dos computadores estava l

... igado a um domínio na web. O jovem conseguiu evitar que mais computadores fossem infectados ao registrar essa URL.

Nesta quinta-feira (3) foi descoberto uma movimentação nas carteiras onde foram depositadas os valores do resgate. A estimativa é de que os hackers conseguiram mais de R$ 400 mil. O vírus infectou ao redor do mundo milhares de computadores, entre eles o de empresas que lidam com informações sensíveis como hospitais e fábricas de carro.

Via Reuters, The Guardian e Mashable



>>> Veja o artigo completo no TechTudo